Cuidados e orientações sobre furto de celulares são repassadas pela polícia
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realiza, até o dia 5 de março, a Operação Alegria 2024 em todo o território catarinense.
A PMSC estará à disposição com efetivo operacional nas ruas, atendendo aos chamados através do número 190 e pelo aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android e IOS.
Seja morador de Santa Catarina ou turista, basta preencher um cadastro e você poderá indicar exatamente o local onde precisa da Polícia Militar.
Celulares
Os celulares são os principais objetos furtados e roubados nesse período, principalmente em grandes aglomerações.
Assim, ao transportar seu telefone, evite deixá-lo à vista de criminosos.
No bolso de trás da calça, na bolsa aberta ou em cima da mesa do bar são pontos vulneráveis.
O que fazer se o aparelho for furtado
Caso tenha o aparelho furtado, não esqueça de registrar imediatamente a ocorrência. Após isso, você pode tentar localizar o aparelho de acordo com o sistema operacional.
Quem utiliza o sistema do Google, por exemplo, pode acessar o “Encontre meu Dispositivo” e ver a localização exata do aparelho.
Recentemente, o Governo Federal lançou o aplicativo Celular Seguro BR, que permite aos cidadãos comunicar de forma eficiente e ágil as ocorrências de roubos e furtos de celulares, contribuindo para a redução desses crimes no Brasil e aprimorando a segurança da população.
Se não conseguir reaver o telefone, bloqueie o IMEI do celular. Para isso, é necessário ter o número do IMEI. Para ter acesso, digite *#06# no telefone e grave em um lugar seguro em casa.
Após, entre em contato com a sua operadora e forneça o IMEI e número do boletim de ocorrência. Dessa forma, o telefone será bloqueado e não poderá mais ser utilizado.
O que levar
Outra dica importante é sair de casa com o mínimo de dinheiro ou cartões.
Leve a carteira de motorista, ou RG, e evite documentos que não irá utilizar, como CPF e título de eleitor.
Em caso de perda da carteira, você evita de refazer a 2ª via de diversos documentos. Em caso de furto, estelionatários podem usar seus registros para aplicar golpes.
Crianças
Para quem vai pular o Carnaval acompanhado dos pequenos, não esqueça de colocar uma identificação nas crianças.
Pode ser um adesivo no peito ou uma pulseira contendo o nome do responsável e um telefone para contato.
Ingressos
Outra situação que também causa transtornos é a venda de ingressos falsos, principalmente em cidades com desfiles ou grandes eventos particulares.
Compre-os sempre nos locais oficiais e evite comprá-los de “cambistas”.
Importunação sexual
Carnaval é uma época de alegria e paqueras, mas o respeito deve sempre prevalecer. Se alguém importunar alguma vítima, seja segurando no braço, seja tentando forçar uma situação que você não quer, acione imediatamente a Polícia Militar.
Importunação sexual é crime, com pena de 1 a 5 anos de reclusão.
Bebidas e direção
O deslocamento de ida e volta das festas também é um fator delicado de segurança. Além do táxi, algumas cidades dispõem também de aplicativos de transporte.
A PMSC irá reforçar as operações Lei Seca no período para garantir a segurança das vias.
Por fim, como esse é um período de festa e descontração, muitas pessoas irão para os mesmos lugares, o que gera trânsito, demora no deslocamento e lentidão nas vias.
Então, seja paciente, prudente e respeite as regras de trânsito. Não estacione em locais proibidos e não bloqueie o trânsito para aquela “paradinha rápida”.
E também não fure filas. Desta forma, a PMSC pede aos foliões educação e o respeito. Eles ainda são os melhores companheiros da diversão.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.