Suspeitos tinham ligações com tráfico de drogas, roubos e furtos em quatro estados
Dezesseis investigados, 12 deles de Santa Catarina, foram presos ontem após investigação da delegacia de Capivari de Baixo. A operação “Escambo” aconteceu também no Paraná e Mato Grosso do Sul. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, roubos, furtos e adulteração de sinais de identificação veicular.
O grupo, segundo a polícia, atuava em ao menos quatro estados. Dentre os presos, três prisões aconteceram no Paraná e uma no Mato Grosso do Sul. Das prisões, seis foram no sistema prisional em Tubarão e uma em unidade prisional de Ponta Porã.
A investigação durou 11 meses. Neste período, foi apurado que a organização criminosa era liderada por dois suspeitos, um residente em Capivari de Baixo e o outro em Mato Grosso do Sul. Além desses investigados, foi descoberta complexa estrutura criminosa formada por vários núcleos, que sustentavam as atividades do grupo.
Foram apreendidos veículos com sinais de identificação adulterados destinados ao Mato Grosso do Sul, onde eram receptados em troca de drogas ilícitas e encaminhados a países fronteiriços ao Brasil.
Ao todo, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e 18 de prisão preventiva. Segundo o delegado Vandilson Moreira da Silva, de Capivari de Baixo, as ordens judiciais foram expedidas pelo Judiciário da cidade.