Após casos em Criciúma, órgão de trânsito reforça campanha contra golpes e orienta vítimas
Um falso documento simulando multas, e com QR Code para pagamento, tem sido deixado nos para-brisas dos veículos utilizando o nome do Detran/SC e do Governo do Estado.
O caso ocorreu em Criciúma e chegou até o Detran por meio de funcionários da agência no município.
Há algum tempo, o Departamento de Trânsito tem sofrido com os ataques de golpistas, principalmente, por meios eletrônicos.
Os tipos de golpes são os mais variados, como sites falsos que imitam perfeitamente o site do Detran, mensagens por celular sobre suspensão de CNH, e-mails cobrando multas falsas, emissão de boletos para pagamento por pix, promessas de descontos no IPVA, entre outros.
“Nós criamos maneiras para proteger o cidadão dos golpistas e eles buscam formas mais sofisticadas para aplicar os golpes. E agora, quando tiver algum papel no seu veículo que simule infração, é importante verificar a veracidade e, caso seja falso, fazer um boletim de ocorrência”, explica o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa.
Além disso, o cidadão sempre pode verificar a veracidade das informações pelo site www.detran.sc.gov.br, pelo Detran Digital ou pela atendente virtual Catarina (48) 3664-1800, se você tem multas ou está com algum problema na sua CNH.
As principais dicas para os cidadãos se protegerem e não caírem nos golpes são:
– O Detran/SC ainda NÃO aceita pix;
– Não tem desconto para cota única;
– O boleto do IPVA é por meio do DARE – Documento de Arrecadação de Receita Estadual;
– O site oficial do Detran/SC é: www.detran.sc.gov.br.
– O Detran não aplica multas de rua/rodovia.
– Denuncie qualquer suspeita de fraude.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.