Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
22/10/2020 09h11

Cidade da Amurel não registra assassinatos há 10 anos

Município pequeno e tranquilo aposta na prevenção para evitar crimes violentos

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado apontam que 23 cidades de Santa Catarina não registram assassinatos há pelo menos dez anos. Um desses municípios fica na Amurel.  

Santa Rosa de Lima tem, segundo o IBGE, 2.147 habitantes. Uma cidade pequena e tranquila, como o dado da SSP revela. Durante a divulgação desse número, o delegado-geral e presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública, Paulo Koerich, declarou que ações das forças de segurança e dos investimentos em prevenção e inteligência contribuem para esse cenário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o escrivão Paulo Roberto Rech, responsável pelo expediente da Delegacia de Polícia Civil da cidade, a educação e a própria população são fundamentais para que os crimes mais graves não sejam registrados. “Sendo um município pequeno, o acesso à saúde e à educação se torna mais fácil, evitando que os problemas, que por ventura aconteçam, não se tornem um problema de segurança. Se há algum problema de alcoolismo em uma família, essa pessoa é encaminhada para tratamento, antes que se torne grave a ponto de gerar brigas que poderiam desencadear, inclusive, um homicídio. A mesma coisa em relação à dependência de outras drogas”, explica Rech.

O escrivão aponta ainda que a cidade conta com diversas câmeras de vigilância em pontos estratégicos. Isto evitaria crimes mais comuns, como furto, vandalismo e posse de drogas, além de outros delitos mais graves.

Segundo o tenente da Polícia Militar Daniel Tomazelli, comandante da 1° Companhia da Guarnição Especial de Braço do Norte, diversos programas voltados à prevenção são realizados em Santa Rosa de Lima. “Temos a Rede de Segurança Escolar, visitas programadas no comércio e em residências e a Operação Presença, que tira o policial da base e coloca ele sempre atuante, na rua. Mesmo que o efetivo não seja tão grande, conseguimos ter essa visibilidade, inibindo os crimes”, ressalta Tomazelli.

Outro projeto preventivo que começa a ser implantado em Santa Rosa de Lima é a Rede Rural de Segurança, parceria que fortalece os laços entre polícia e comunidade rural. “Além de um grupo de WhatsApp, a PM terá um sistema com as coordenadas das propriedades, fazendo com que seja mais fácil chegar até esses moradores caso alguma ocorrência precise ser atendida no interior”, explica o tenente.

Diário do Sul
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.