A taxa de letalidade do Estado está em cerca de 3%, abaixo da taxa nacional
Trinta dias após o início da quarentena em decorrência do coronavírus, Santa Catarina possui 926 casos confirmados pelo governo e 30 mortes causadas pela doença. O boletim divulgado no início da noite desta quinta-feira (16) mostra que a taxa de letalidade está em 3% no Estado.
Segundo a atualização, 98 pacientes estão internados em leitos de UTI, 67 deles com necessidade de ventilação mecânica. Até o momento, 129 pessoas que chegaram a ir para UTI por causa da Civd-19 receberam alta para a enfermaria e são consideradas recuperadas.
O governador Carlos Moisés destacou que o Estado tem hoje 281 novos leitos de UTI e mais 100 boqueamos para tratamento exclusivo de pacientes com o novo coronavírus. Um novo edital foi elaborado pelo governo para a contratação de dez hospitais de campanha, em formato de pregão, com aluguel de leitos de UTI conforme a demanda necessária. Inicialmente, a expectativa é contratar 100 leitos. A diária de cada leito custará cerca de R$ 3 mil.
“Antes, tínhamos urgência de contratar o primeiro hospital de campanha. Hoje, colhemos claramente o resultado das práticas de isolamento social. Agora, teremos alguns dias para receber os interessados em alugarem os leitos de UTI na rede privada. A licitação no formato pregão nos dá mais mais segurança jurídica, é menos suscetível à insatisfação e interferência de órgãos externos, com prazos razoáveis para quem quiser participar”, explicou Moisés.