Sexta-feira, 26 de julho de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
09/12/2020 12h28

Para direção do HNSC, pedir reajuste salarial nesta época incita oportunismo

Hospital divulgou uma nota em resposta ao protesto de enfermeiros e técnicos de enfermagem

A questão do reajuste salarial para os profissionais da saúde na região de Tubarão foi tratada na negociação da convenção coletiva, no início de 2020, e houve consenso entre as partes. A informação consta em nota divulgada pela direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição nesta quarta-feira (9), em resposta ao protesto organizado pelo Sindsaúde terça (8).


"Sendo assim, incita oportunismo trazer à tona este assunto fora de época, em um momento tão crítico para o sistema de saúde como um todo", alegam os diretores do HNSC, e afirmam que a instituição é filantrópica, não tem fins lucrativos e falar em aumento salarial é algo que foge à sua realidade.


A manifestação, com o objetivo de pedir maior valorização aos enfermeiros e técnicos de enfermagem, contou com a participação de aproximadamente 300 profissionais.


"Cada profissional segue sua escala estipulada (6x12, 12x36 ou 8 horas diárias), realizando seu descanso semanal, os seus intervalos para refeição e o descanso e intervalos entre jornadas. É irresponsável a alegação de 'escravidão'”, diz outro trecho do comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia abaixo a nota do HNSC na íntegra:



Nota sobre a manifestação do Sindsaúde


Em resposta à manifestação promovida ontem, 08/12, pelo Sindsaúde de Tubarão, o Hospital Nossa Senhora da Conceição esclarece que sempre respeitou, integralmente, os direitos de seus colaboradores previstos em legislação e na Convenção Coletiva de Trabalho, firmada com o respectivo sindicato. Diferente do que foi dito em alguns veículos de comunicação, cada profissional segue sua escala estipulada (6x12, 12x36 ou 8 horas diárias), realizando seu descanso semanal, os seus intervalos para refeição e o descanso e intervalos entre jornadas. É irresponsável a alegação de “escravidão”. 

 

Apesar da dificuldade de contratação de técnicos de enfermagem, pois não houve formação técnica neste ano devido à pandemia, e a defasagem de mão de obra qualificada na região que afeta todos os hospitais, o HNSC não deixou de contratar profissionais. Todas as vagas foram repostas e, além disso, ampliamos o nosso quadro de colaboradores para enfrentarmos o aumento de atendimentos via SUS devido à pandemia.


Vivemos um momento sem precedentes no país e no mundo! A pandemia trouxe uma rotina de trabalho para os profissionais da saúde que a maioria nunca tinha vivenciado. Entendemos o desgaste físico e emocional dos profissionais e, quanto à instituição, buscamos diariamente adotar ações que visam minimizar este impacto, que não tem sido fácil para ninguém da família HNSC. 


A segurança e o bem-estar dos nossos colaboradores são prioridades! Os impactos econômicos e financeiros atingiram a saúde, assim como todos os setores da economia. Como todos sabem, o Hospital Nossa Senhora da Conceição é um hospital privado, de natureza filantrópica e sem fins lucrativos, atendendo majoritariamente ao SUS (superior a 85% do seu atendimento), que o torna deficitário. 


Diante deste cenário, falar em reajustes de salários é algo que foge à nossa realidade. Como já colocamos, somos solidários à causa, mas nossa realidade é a mesma de muitos hospitais filantrópicos do país, que, neste momento, passam por dificuldades financeiras, mas não deixaram de desempenhar o seu papel. 


A questão do reajuste salarial na região de Tubarão para os profissionais da Saúde já foi tratada na negociação da convenção coletiva no início do ano e houve consenso entre as partes. Sendo assim, incita oportunismo trazer à tona este assunto fora de época, em um momento tão crítico para o sistema de saúde como um todo.  


Seguiremos cumprindo o nosso papel de cuidados à comunidade e dos nossos colaboradores! E, vencida esta batalha, podemos voltar ao planejamento para retomar o crescimento que tínhamos para nossa instituição. Assim, todos teremos a vitória desejada.

Priscila Loch/Sul Agora - Foto: Guilherme Corrêa
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.