Homem, na faixa dos 50 anos de idade, teria viajado pelo Mercosul
O Hospital Santa Teresinha (HST), de Braço do Norte, repassou no começo da noite deste domingo (15) mais informações sobre o caso confirmado de coronavírus registrado no município. Trata-se de um paciente homem, com histórico de viagem, na faixa dos 50 anos de idade, e que está internado na instituição de saúde desde a última quinta-feira (12).
Segundo o diretor técnico do hospital, José Nazareno Goulart Júnior, o estado do paciente é estável e ele continua sendo atendido pela equipe técnica do HST. “É um caso de paciente viajante, esteve no Mercosul. Não é uma transmissão local, a princípio, e todas as medidas estão sendo tomadas com o intuito de manter o controle da propagação”, explica Nazareno.
Além do paciente de Braço do Norte, já foram confirmados dois casos nos municípios de Rancho Queimado, dois em Florianópolis e um em Joinville. Em Tubarão, a Fundação Municipal de Saúde continua aguardando o resultado do exame comprobatório, que ainda não foi liberado pelo Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen). A Cidade Azul registrou até agora apenas um caso suspeito. O resultado do exame pode sair nesta segunda-feira (16).
Dicas de prevenção
- Lavar as mãos com água e sabão com frequência;
- Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.