Moradores serão orientados sobre riscos e prevenção
O município de Gravatal promove nesta quarta-feira (7) uma reunião aberta à população para tratar do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), espécie considerada a mais venenosa da América do Sul.
O encontro será na Câmara da Vereadores, às 19 horas, e contará com a participação de especialistas da Gerência Regional de Saúde de Tubarão, que darão informações técnicas e orientações práticas sobre prevenção de acidentes e controle da proliferação.
A ação ocorre diante do aumento significativo no número de escorpiões encontrados no município.
Apenas entre janeiro e abril deste ano, 17 exemplares foram localizados — número que representa mais da metade dos casos registrados entre 2019 e 2024, quando 26 escorpiões foram identificados.
As varreduras da Vigilância Epidemiológica foram intensificadas, especialmente no bairro Termas, após denúncias da população.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone (48) 3642-2844. A equipe realiza inspeções nos locais indicados, com foco na eliminação de focos e orientação dos moradores.
Apesar do crescimento no número de ocorrências, em 2025 não foi registrado nenhum acidente com o animal. O único caso em Gravatal ocorreu em 2021, e a vítima se recuperou sem complicações.
Recomendações:
- Agite roupas e calçados antes de usá-los;
- Evite colocar as mãos em buracos, sob pedras ou troncos podres;
- Use calçados e luvas ao mexer no jardim ou em locais com entulhos;
- Afaste camas e móveis das paredes e evite roupas no chão;
- Mantenha ralos do banheiro e da cozinha sempre fechados;
- Evite pendurar roupas em portas e paredes.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.