Os pacientes foram Ivana da Silva, Mariana Pansera Figueiredo, Nilton de Melo Puchalski e Débora da Silva Floriano
Esta sexta-feira (26) foi um dia de comemorações intensas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. Depois de três altas de pacientes em tratamento pela Covid-19 da UTI pela manhã, mais quatro pacientes saíram à tarde para leitos de enfermaria.
A aposentada Ivana da Silva, 58 anos, de Tubarão, ficou 14 dias em ventilação mecânica e foi intubada ainda na enfermaria. Depois, conseguiu um leito na UTI de emergência, onde permaneceu dez dias em tratamento.
O mesmo ocorreu com Mariana Pansera Figueiredo, 39 anos, também de Tubarão. Ela entrou no HNSC em 12 de março e dois dias depois precisou de ventilação mecânica. Mariana foi intubada ainda na enfermaria e no dia 18 conseguiu leito UTI. Na sua alta, recebeu o carinho da equipe assistencial, da mãe, Dirce Pansera, e da madrasta, Tatiane Coan.
Outro paciente que comemorou a saída da UTI foi Nilton de Melo Puchalski, 55 anos. Foram 23 dias de internação, 21 deles em ventilação mecânica na Terapia Intensiva.
A tarde também foi muito especial para Débora da Silva Floriano, 35 anos, de Gravatal. Depois de ter o filho de 8 meses internado em decorrência da covid-19 na UTI pediátrica, a paciente também precisou de tratamento intensivo. Foram 21 dias de internação, 16 deles em leito de UTI, intubada.
Com o filho já em casa, Débora recebeu durante a internação áudios e mensagens do esposo, Maxciel Neto Mendes, e da mãe, Maria das Dores da Silva, que a ajudaram na recuperação. Ela comemorou a alta da UTI com a família e com a equipe assistencial. Logo, os quatro pacientes devem ser liberados para retornar às suas casas.