Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
21/06/2021 13h22

HNSC reforça Ambulatório de Feridas para atendimento de pacientes com lesões de pele ocasionadas pela covid-19

Espaço passa a contar com um enfermeiro especialista em estomaterapia, além do suporte multiprofissional

O desenvolvimento de feridas de pele, principalmente em áreas expostas à pressão, está cada vez mais frequente em pacientes internados pela covid-19. O aumento desses ferimentos tem sido um desafio para os hospitais, profissionais de saúde, paciente e família devido fatores associados à gravidade dos casos.


 

Para melhorar o atendimento a este público, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, está reforçando o atendimento no seu Ambulatório de Feridas, que fica localizado no Ambulatório de Especialidades, possibilitando uma assistência de qualidade com um enfermeiro especialista em estomaterapia, voltado para o cuidado da integridade da pele, além do suporte multiprofissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tratamento correto destas lesões, além de diminuir o tempo de internação e os custos hospitalares, ajuda na redução das complicações e sequelas ocasionadas pelo seu aparecimento. “Os maiores casos estão em pacientes que evoluem com gravidade e necessitam ser internados em UTIs, pois às vezes permanecem na mesma posição por não tolerarem mudanças de decúbito, devido à piora do quadro clínico ou risco de morte”, explica a enfermeira estomaterapeuta Renata de Medeiros Corrêa. “Esses longos períodos deitados na mesma posição diminuem a circulação e oxigenação da pele e associado a outros fatores podem levar ao surgimento das feridas”, acrescenta.


De acordo com ela, muitos pacientes, após o tratamento da doença, ainda retornam para casa com feridas graves necessitando de tratamento e acompanhamento prolongados para a cicatrização. “Então no local realizamos a avaliação do paciente e da ferida para indicar as medidas necessárias de cuidado, sejam elas preventivas ou de tratamento, pois além das intervenções realizadas no ambulatório, o paciente precisa de todo cuidado e suporte em casa.


No ambulatório são realizados também os cuidados de feridas pós-operatórias em reabilitação de pessoas que possuem estomias, tratamento de radiodermites (queimaduras de radioterapia), bem como assistência em incontinências, fístulas e drenos; isso sem custo para o paciente.


Cuidados com as feridas após alta


Se um paciente possui feridas após se curar da covid-19 e receber alta hospitalar, precisa tomar alguns cuidados. A enfermeira estomaterapeuta Renata de Medeiros Corrêa deixa dicas de cuidados fundamentais para a cura dessas feridas e prevenção do surgimento de novas lesões de pele, conhecidas como lesão por pressão.


- Utilizar colchões que redistribuem a pressão do corpo na cama, quando o paciente ainda irá permanecer acamado (por exemplo, colchões pneumáticos);


- Utilizar dispositivos auxiliares para posicionamento, como coxins e travesseiros, que auxiliarão no alívio da pressão;


- Proteger áreas de maior risco para o desenvolvimento das feridas com curativos indicados pelo enfermeiro especialista;


- Olhar a pele diariamente nos pacientes acamados é de extrema importância para identificação precoce de qualquer alteração na pele;


- Manter sempre a pele limpa e seca. Longos períodos com a fralda molhada, por exemplo, aumentam o risco do surgimento dessas feridas;


- Utilizar produtos de limpeza com pH levemente ácido (a avaliação do especialista é fundamental);


- Realizar mudanças de posicionamento do paciente de 2-4 horas nos pacientes acamados;


- Além disso, a nutrição adequada, controle da glicemia, a ingesta hídrica, reabilitação motora, o tratamento específico das feridas com curativos indicados pelo especialista, são fundamentais para o processo de cura e reabilitação do paciente.

Comunicação HNSC
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.