Quinta-feira, 23 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
01/12/2023 07h24

HNSC conclui nova fase de reforma e ampliação da UTI Neonatal e Pediátrica

Projeto irá beneficiar mais de 5,8 mil pequenos pacientes e 370 famílias da região

Referência em maternidade e gestação de alto risco, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, conclui mais uma fase do projeto “Nas Mãos de Quem Ama”, aprovado através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município.


A iniciativa beneficiará, diretamente, mais de 5,8 mil pequenos pacientes e mais de 379 famílias anualmente e, indiretamente, mais de 190 mil crianças, provenientes dos 45 municípios da região sul do Estado.


“A ideia é ampliar a capacidade de atendimento e garantir um ambiente seguro e acolhedor para a criança hospitalizada e favorável ao desenvolvimento das práticas assistenciais de cuidado humanizado do hospital, beneficiando mais de 360 famílias todos os anos”, explica Fabio Tadeo Teixeira, diretor executivo do HNSC.


O HNSC possui atualmente 12 leitos, e ao final da execução de todas as etapas do projeto contará com 20 leitos, sendo 15 neonatais e 5 pediátricos.


De acordo com a coordenadora da UTI Neonatal, Karla Dal-Bó, o hospital também recebe pacientes de outras regiões do Estado, por isso a importância de constantes processos de melhorias.


“A internação em UTI é sempre um momento delicado, ainda mais para crianças, podendo gerar consequências emocionais ao longo do seu crescimento. Percebemos que os pais também recebem a notícia com um misto de angústia e medo, especialmente quando precisam esperar por uma vaga. Por isso, é essencial termos leitos sempre à disposição, com um ambiente moderno e humanizado, reduzindo o sofrimento desse período para toda a família”, explica a pediatra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reforma em 4 fases

Em função da complexidade do serviço oferecido pela UTI Neonatal e Pediátrica do HNSC, o projeto está sendo realizado em quatro etapas, assegurando a não interrupção dos atendimentos e, sobretudo, a qualidade e segurança dos neonatos, crianças e adolescentes durante o tratamento.

Cabe destacar que, por meio dele, está prevista a ampliação de 12 para 20 leitos após a conclusão de todas as fases.

Com o apoio de 59 doadores, empresas e pessoas físicas que destinaram mais de 2,6 milhões de reais para o projeto “Nas Mãos de Quem Ama – Fase 2”, o HNSC conseguiu viabilizar a reforma e adequação da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, contemplando 272,22 m² de área voltadas aos seguintes ambientes: salas de espera, de coordenação e de atendimento; depósito de equipamentos; salão da UTI pediátrica com capacidade para 5 leitos; e banheiro de acompanhantes.

A Fase 3, avaliada em mais de R$ 3,5 milhões, prevê a reforma e adequação da área de circulação geral e acessos, totalizando 202,04 m². Aprovado pelo CMDCA, esta fase do projeto já está apta para receber doações incentivadas.

A Fase 4 é a última etapa do projeto e contempla a readequação e ampliação dos leitos intensivos neonatais, totalizando uma área de 357,62 m², e deverá se encerrar em 2027.

Como apoiar

Além do apoio das empresas, o projeto também pode receber aportes de pessoas físicas.

Com a abertura do prazo de declaração do Imposto de Renda em 2024, entre 1º de março e 30 de maio, as pessoas físicas que declaram na forma “Completa” podem destinar até 3% do Imposto de Renda devido ou a restituir para ajudar na concretização deste projeto,  beneficiando crianças e adolescentes de toda região sul do Estado de SC.

A 3ª etapa do projeto está orçada em R$ 3.542.602,75 e o prazo para captação de recursos é até 2025.

Passo a passo:

1.    Preencha  todos os dados da (DIRPF)
2.    Clique em “Resumo de Declaração”
3.    Clique em “Doações Diretamente na Declaração – ECA”
4.    Clique em “Novo”
5.    Em “Tipo de Fundo”, escolha a opção “Municipal”
6.    Aparecerá o valor que você tem disponível para destinação
7.    Escolha a UF “SC” , a cidade de “Tubarão” e defina o valor
8.    Verifique se os dados estão de acordo com sua escolha
9.    Abra a aba “Imprimir” e escolha “DARF Doações Diretamente na Declaração – ECA”.
10.    Efetue o pagamento do “DARF” no vencimento indicado  no documento e envie uma cópia do comprovante para doacao@redesc.org.br, ou Whatsapp: (48) 99626-8703.

DADOS PARA DOAÇÃO (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)

Banco do Brasil
Agência: 0201-1 / Conta: 53.036-0
CNPJ: 19.008.079/0001-25
Enviar comprovante para os e-mails: conselhos@tubarao.sc.gov.br; doacao@redesc.org.br

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.