Secretaria de Saúde do Estado descartou a doença, após exame
Poucas horas após o Ministério da Saúde informar que o Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus em seis estados, dois deles em Santa Catarina, a Secretaria de Saúde do Estado descartou a doença. Os resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) deram positivo para gripe.
Os pacientes são um casal que mora em São José, na Grande Florianópolis. Eles viajaram no dia 26 de dezembro de 2019 e retornaram no dia 12 de janeiro de 2020.
O casal viajou de São Paulo com destino a Bangkok, fez conexão em Madri e escala em Pequim, capital chinesa, onde passou 12 horas. A mulher de 29 anos começou a apresentar sintomas na última sexta-feira (25) e o homem, 28 anos, nesta terça (28) Ambos procuraram atendimento médico na terça-feira, na UPA Continente em Florianópolis, com falta de ar, dores musculares, febre, tosse e coriza.
Após o atendimento, tiveram alta e receberam instruções para permanecerem em isolamento em suas residências, sem receber visitas ou sair de casa para lugares públicos.
Por enquanto, não haverá bloqueio de passageiros da China nos aeroportos do país - cerca de 250 pessoas desembarcam por dia. Há recomendação do governo chinês para que os moradores não saiam de lá.