Em 2024, Santa Catarina registrou 1.693 casos da doença e 128 mortes
A 27ª Campanha de Vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril, em todos os municípios catarinenses para os grupos prioritários.
O dia D, sábado de mobilização estadual para vacinação, está previsto para o dia 10 de maio.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os municípios definiram que a estratégia da campanha para este ano é ampliar a vacinação para a população em geral, a partir dos 6 meses de idade, após o dia D.
As ações foram discutidas na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta semana, durante o Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
A campanha de vacinação contra a gripe iniciará para a população dos grupos prioritários, um total de 3,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
A SES ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável, que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe.
Em 2024, Santa Catarina registrou 1.693 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1), e 128 mortes.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.