Ação faz parte do protocolo do Ministério da Saúde; município chega a 446 focos do mosquito
Nesta quinta-feira (8), o bairro Santo Antônio de Pádua, em Tubarão, receberá uma ação de pulverização em dois momentos do dia.
A primeira será a partir das 5h30 e, posteriormente, às 18 horas. A medida segue o protocolo do Ministério da Saúde e será realizada em um raio de 150 metros ao redor da residência da paciente com caso confirmado de dengue, com o objetivo de reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti.
O bairro registra atualmente 44 focos do mosquito. Em todo o município, já foram identificados 446 focos, 114 notificações da doença e 8 casos autóctones — quando a infecção ocorre dentro da própria cidade.
Os dados acendem um alerta para a importância da mobilização coletiva na prevenção e combate à doença.
A pulverização visa eliminar os mosquitos, mas é fundamental que seja associada à eliminação dos criadouros, que continua sendo a forma mais eficaz de enfrentamento à dengue.
Qualquer recipiente que acumule água parada pode se tornar um criadouro do Aedes aegypti, como vasos de plantas, calhas, tonéis e baldes.
A ação será realizada apenas se as condições climáticas forem favoráveis, garantindo a eficácia do produto e a segurança dos moradores.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.