Na sexta, Santa Catarina ultrapassou a marca dos 700 mil casos e 38.156 casos ativos
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado (6), os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. Pela segunda semana consecutiva, todas as regiões do Estado se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha).
Das 16 regiões, seis receberam nota máxima em todos os quesitos analisados: Xanxerê, Extremo-Oeste, Médio Vale do Rio Itajaí, Meio-Oeste, Foz do Rio Itajaí e Alto Uruguai Catarinense. Nessa sexta-feira (5), Santa Catarina ultrapassou a marca dos 700 mil casos, sendo 38.156 casos ativos.
A região Oeste, que havia obtido a classificação mais elevada em todos os índices por duas semanas seguidas, desta vez reduziu o índice de transmissibilidade. Desde a criação do Centro Integrado de Operações em Saúde, o governo do Estado reforçou ainda mais a atuação na região.
A Secretaria da Saúde pactuou a abertura de 518 leitos clínicos e 268 leitos de UTI nos últimos 30 dias. Destes, 266 leitos clínicos e 86 de terapia intensiva estão em unidades hospitalares do Oeste e Meio-Oeste catarinense.
Desde o início da gestão da pandemia, Santa Catarina ampliou de 546 para mais de 1,5 mil leitos de UTI ativos no Estado.
“Todos os indicadores estão gravíssimos e nos chama a atenção a taxa de contaminação altíssima. O número de casos ativos cresce diariamente e não apresenta nenhuma tendência de estabilização até o presente momento”, explica a analista de dados Bianca Vieira, do Centro de Operações de Emergência em Saúde.