Amados, que todos possam ter um domingo e, consequentemente, uma semana repleta da paz de Nosso Senhor Jesus Cristo! Nossa oração de hoje será voltada para um novo começo, uma nova entrada para uma vida plena com Jesus e em Jesus, pois hoje, no dia que celebramos o batismo de Cristo, vamos orar também pela renovação do nosso batismo!
O batismo é o primeiro dos sacramentos. Nele somos apresentados a Deus como seus filhos, portanto, o batismo é o passaporte do cristão para uma nova vida com Jesus.
Você sabe por que nós, cristãos, somos batizados quando pequenos? Porque é a maneira de iniciarmos a vida, participando sincronizados com a existência de Jesus dentro de nós. Podemos dizer que o batismo é a pedra fundamental para a edificação de uma vida cristã. É a passagem que nos dá permissão para caminharmos neste mundo ao lado de nosso Senhor.
Através dele passamos a fazer parte da missão de Cristo e seus ensinamentos. É o batismo que nos tira de uma situação de sermos apenas seres vivos e nos transforma em filhos amados de Deus.
As antigas igrejas do Oriente já celebravam no dia 6 de janeiro a Epifania e o Batismo de Jesus desde por volta do ano 300, enquanto as igrejas do Ocidente comemoravam esta festa apenas na Liturgia. Em 1969, com a reforma litúrgica, esta festa foi marcada sempre para o domingo após a Epifania.
Vemos no Evangelho de Lucas, capítulo 3, versículos 15 e 16: “Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. E que eu não sou digno nem de desamarrar as suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
Evangelho de Mateus, capítulo 3, versículos 13 a 16: “Naqueles dias, Jesus foi da Galileia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia dizendo: Eu é que preciso ser batizado pelo Senhor, mas o Senhor quer que eu o batize? Jesus respondeu: Deixe que seja assim, pois faremos tudo o que Deus quer. E João o batizou. Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu e o Espírito Santo de Deus desceu sobre Ele como uma pomba e do céu veio uma voz, que disse: Este é o meu Filho amado, que me dá muita alegria”.
Uma iluminada semana a todos, Deus os abençoe!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração do Credo
Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor.
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!
TURISMO CATÓLICO – Catedral de Sevilha, Espanha
Hoje vamos destacar uma igreja que se tornou, como muitas igrejas da Europa, um importante ponto turístico da Espanha, a Catedral de Sevilha.
Uma das mais belas igrejas do país, a catedral atrai turistas do mundo inteiro. Suas características trazem marcas das invasões de diferentes povos na Península Ibérica.
Começou a ser construída pelos mouros, no início do século quinze. Traz partes da arquitetura árabe e foi completada ao longo dos séculos pelos católicos após a retomada do país.
A torre do sino chama a atenção, com seus quase 95 metros de altura.
Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.