Unidade se tornou referência com resultados obtidos em seu primeiro trimestre
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Gravatal divulgou, nesta segunda-feira (13), o balanço do primeiro trimestre de operações desde seu início, em 1º de setembro de 2024.
Com mais de 304 ocorrências atendidas, o serviço alcançou uma média mensal de 100 atendimentos, superando as metas estabelecidas pela gestão municipal e consolidando sua eficiência como parte essencial da saúde pública local.
Reconhecimento nacional
Com mais de 350 horas dedicadas a cursos e capacitações, o Samu de Gravatal tornou-se referência em atendimento pré-hospitalar. Segundo a coordenação da unidade, as equipes receberam reconhecimento de lideranças políticas, especialistas em urgência e emergência, e da Diretoria Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar.
Em dezembro, o serviço também foi reconhecido pela Coordenação-Geral de Urgências (CGURG) do Ministério da Saúde em Brasília, consolidando-se como modelo de excelência na região Sul de Santa Catarina.
Alto índice de resolutividade
Do total de atendimentos realizados, 87% ocorreram dentro do município de Gravatal. O coordenador do Samu, Filipe Macalão, destacou que mais de 65% dos pacientes receberam medicação ainda no local da ocorrência, otimizando o tempo de resposta e aumentando significativamente a resolutividade dos casos antes mesmo da chegada ao hospital.
Entre as principais medicações utilizadas, destacaram-se aquelas para tratar dor intensa, falta de ar, suspeitas de infarto, náuseas, vômitos, crises convulsivas, surtos psicóticos, hipoglicemia e febre alta.
Atendimentos críticos e capacitações
O Samu também foi fundamental em situações de trauma, onde a rapidez no atendimento, o uso de materiais específicos e a competência técnica das equipes, com o suporte da central de regulação médica, salvaram vidas.
Além disso, o serviço investiu fortemente em educação continuada, capacitando mais de 250 pessoas em parceria com o Núcleo Estadual de Educação em Urgência (NEU), Bombeiros Voluntários, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.
Entre os treinamentos realizados, mais de 160 profissionais da rede municipal de ensino foram habilitados em primeiros socorros, levando maior segurança para as escolas.
O projeto “Samuzinho”, que promove conscientização sobre primeiros socorros de forma lúdica para crianças, também teve início e foi bem recebido nas instituições de ensino.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.