O fluxo é resultado de infiltrações irregulares e clandestinas na rede de esgoto
A Tubarão Saneamento emitiu comunicado desmentindo uma notícia falsa publicada na noite de segunda-feira (15) em um perfil do Instagram. "Morador local afirma que a rede de esgoto foi liberada no Rio da Madre. Qual sua opinião?", anuncia a página, que não tem um responsável identificado.
A publicação mostra um fluxo de líquido sendo liberado no Rio da Madre. "O extravasor, filmado pelo morador e localizado na linha de recalque que antecede a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), se trata de uma medida controlada e faz parte do plano de contingência para dias de chuva intensa, onde é utilizado de forma preventiva e protetiva na rede do sistema e está dentro dos parâmetros regulatórios aprovados pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), sem risco ambiental, pois está diluído o suficiente para ser lançado ao rio", esclarece a empresa.
Dessa forma, esse líquido liberado neste vídeo é resultado de infiltrações na rede de esgoto pela chuva intensa que ocorreu nos últimos dias no município e proveniente de ligações irregulares e clandestinas que deveriam ir para a rede de drenagem, mas vão para a rede coletora de esgoto. Esta sobrecarga prejudica o sistema de esgotamento sanitário.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.