Informações estão descritas no livro 'Tubarão - das Origens ao Século XX', do historiador Amadio Vettoretti
A prefeitura de Tubarão publicou um interessante resumo da forte ligação do município com os povos indígenas nesta sexta-feira (19), Dia Nacional dos Povos Indígenas.
"Tubarão é uma derivação de Tubá-Nharô (pai feroz ou semblante bravio), nome do cacique da tribo tupi-guarani que ocupava a região no início da povoação. Para o povo tupi-guarani, a pronúncia do nome do cacique estava em seu linguajar diário, contudo para os europeus era uma palavra difícil de pronunciar, sendo adaptada para Tubarão", destaca a publicação no portal oficial do município.
Essas e outras informações estão descritas no livro “Tubarão - das Origens ao Século XX”, do historiador Amadio Vettoretti.
Um exemplar da obra encontra-se no Arquivo Público e Histórico que leva o nome do historiador. Lá, estão também documentos que registram a presença dos primeiros habitantes naturais da região, como, por exemplo, uma carta datada de 28 de março de 1803, na qual cinco vereadores relatam a presença dos indígenas na região, que naquele momento era uma vila de Laguna.
Monumentos com a carranca do cacique, idealizada pelo artista tubaronense Willy Zumblick, também relembram a participação dos índios tupi-guarani no processo de colonização do município.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.