Anúncio foi feito no evento de 60 anos do Complexo Jorge Lacerda
Nas comemorações de 60 anos do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL) – o maior da América Latina –, um evento especial foi realizado nessa quinta-feira (3) reunindo empregados, empresas parceiras, autoridades políticas, imprensa e convidados.
Durante a cerimônia, o presidente do Conselho Administrativo da Diamante Energia, Jorge Nemr, aproveitou a oportunidade para anunciar uma novidade muito aguardada pela empresa e por toda a cadeia produtiva: a assinatura do Contrato de Energia de Reserva (CER).
O contrato assegura a continuidade do processo de Transição Energética Justa, prevista em lei, durante o período de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2040.
“Na semana em que o CTJL comemora as suas bodas de diamante, a Diamante e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) assinaram o CER, que vai nos garantir, pelo menos até 2040, que o Complexo continue operando e crescendo. Não só o complexo, mas toda a cadeia produtiva. Hoje, comemoramos 60 anos, mas, na verdade, estamos celebrando 75 anos – são os 60 anos de história e mais 15 anos de futuro”, acrescenta Jorge Nemr.
Relógio
Como forma simbólica de resgatar a história viva do CTJL, também foi revitalizado um antigo relógio localizado na casa de máquinas. O equipamento, que voltou a funcionar especialmente para a data comemorativa, estava parado há quase três décadas.
Na época de sua instalação, em 1965, o sistema contava com três relógios. Hoje, sobrevive apenas este, que agora retoma seu lugar como marco do tempo e da memória de gerações de trabalhadores que passaram pelo Complexo Jorge Lacerda.
Ações implementadas e importância para a região
Pedro Litsek, presidente da Diamante Energia, destacou algumas ações implementadas pela empresa desde que assumiu o CTJL.
“Em um curto período estruturamos novas áreas e competências: Transformador, Proteção, Laboratórios de Calibração, Jurídico, Comunicação, Novos Negócios, Responsabilidade Social, Comercialização e Regulação. Também implantamos um novo sistema de gestão empresarial, o ERP, que trouxe mais eficiência e integração à nossa operação. Além disso, aumentamos nosso quadro de colaboradores: éramos cerca de 331 e hoje somos aproximadamente 378”, enfatizou.
Nas comemorações dos 60 anos do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, também foi inaugurada uma placa que ficará instalada na UTLA, eternizando os nomes dos conselheiros e diretores da Diamante Energia, além dos prefeitos de Capivari de Baixo e Tubarão – cidades diretamente ligadas à história do Complexo.
“Como prefeito de Tubarão e presidente da Amurel, agradeço à Diamante por garantir uma energia de qualidade para o Sul de Santa Catarina, contribuindo com a segurança energética do Brasil”, afirmou Estêner Soratto.
Para o prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt, o município se orgulha em sediar a maior termelétrica a carvão mineral da América Latina.
“Cabe-nos agradecer por todas as oportunidades nas áreas de desenvolvimento social, geração de renda, cultura e tantas outras que o município vem experimentando através dos tempos, graças a este empreendimento de sucesso”, complementa.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.