Cidades da região aderiram à experiência inédita com exercícios
Mais de 230 municípios de Santa Catarina passaram pelo 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, organizado pela Defesa Civil do Estado, neste domingo (18).
Aqui na região, Tubarão, Capivari de Baixo e Gravatal também promoveram atividades envolvendo a ação. A operação começou por volta das 9h.
Logo após o disparo do alerta, os municípios participantes iniciaram as ações locais, com evacuação de áreas de risco, ativação de abrigos temporários e mobilização das equipes de resposta.
Em Tubarão, o simulado foi no bairro KM 60. O local foi escolhido em razão dos sérios danos sofridos na enchente de maio de 2022.
A atividade seguiu o roteiro de uma situação real de risco, começando com o estado de atenção, passando pela elevação do nível do Rio Tubarão e chegando à condição de emergência, com evacuação de área e mobilização de atendimentos.
Veículos de resgate, viaturas, ambulâncias, embarcações e maquinário da prefeitura foram utilizados durante toda a operação.
O prefeito Estêner Soratto participou da abertura do simulado, às 9h, no Paço Municipal, e depois, no KM 60, destacou a importância da preparação antecipada.
“A nossa secretaria de Proteção e Defesa Civil tem atuado com planejamento e profissionalismo. Esse simulado nos permite testar toda a estrutura e integrar diferentes forças, garantindo que estejamos prontos para proteger vidas caso um evento real aconteça”, afirmou o prefeito.
Na segunda etapa do simulado, já na parte da tarde, foram encenadas ações de recuperação e reconstrução, como desobstrução de vias e levantamento de documentos que seriam necessários para solicitar apoio estadual e federal em uma situação real de desastre.
Em Gravatal, por exemplo, o cenário simulado foi uma evacuação de área de risco na localidade da Seri, uma comunidade vulnerável a alagamentos em períodos de chuvas intensas.
Os moradores foram orientados a deixarem suas casas temporariamente, seguindo um plano previamente traçado pela Defesa Civil.
Em seguida, participaram de dinâmicas com equipes das secretarias de Saúde, Assistência Social, Obras, Educação, entre outras, que simularam o acolhimento em abrigos temporários.
Já em Capivari de Baixo, a simulação ocorreu no bairro Santo André, no período da tarde.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.