Uma área de baixa pressão atmosférica associada ao fluxo de calor e umidade do Norte do país favorece o retorno das instabilidades em Santa Catarina
Na segunda-feira (23), uma área de baixa pressão atmosférica associada ao fluxo de calor e umidade do Norte do país favorece o retorno das instabilidades em boa parte de Santa Catarina, informa a Defesa Civil de SC.
Há condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre o período da tarde e noite, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais.
O calor se intensifica no estado, com máximas na casa dos 30°C na maioria das áreas e chegando aos 33°C no Oeste catarinense.
Na terça-feira (24), a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica provoca temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses, especialmente no Grande Oeste e em parte da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí.
O calor continua predominando no Vale do Itajaí, Norte do estado e faixa litorânea, com máximas de 30 a 33°C.
Na quarta-feira (25), o tempo continua instável entre o Grande Oeste e o Norte de Santa Catarina. Ainda há possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas próximas à divisa com o Paraná, mas o risco é baixo para ocorrências meteorológicas.
Um ciclone que atua em alto-mar, entre o RS e SC, favorece os ventos do quadrante Sul no estado, com rajadas entre 40 e 60 km/h nas áreas costeiras. Temperaturas sobem menos em comparação aos dias anteriores e não devem passar dos 20°C no litoral.
Na quinta-feira (26), áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade da região Norte voltam a fornecer condições para temporais, especialmente no Grande Oeste catarinense.
Já na sexta-feira (27), as instabilidades ganham força, trazendo temporais com chuva intensa e volumosa para a maioria das regiões.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.