No dia 8 de maio de 1947, foi registrada na Junta Comercial a Sociedade Rádio Tubá Ltda.
Nesta quinta-feira (8), a Rádio Tubá completa 78 anos de história, levando adiante o compromisso de uma programação pautada na ética e compromisso com o ouvinte.
Filiada à Signis Brasil (Associação Católica de Comunicação), à Rádio Aparecida, à Rádio Vaticano e à Acaert (Associação Catarinense de Rádio e Televisão), o início de sua história está ancorado em 4 de novembro de 1946, quando Antônio Dácio de Farias adquiriu um aparelho de alta potência da empresa Brygton & Cia., de São Paulo. Surgiu, então, a Empresa de Propaganda Tubá.
História
Esta sociedade foi registrada no dia 28 de novembro de 1946, tendo como sócios Alcides Santos Nunes, como diretor-gerente; Edgar Cunha, diretor comercial; Antônio Dácio de Farias, diretor técnico; João Orlandi Corrêa, diretor tesoureiro; Edgar Lemos e Antônio Nuernberg, diretores fiscais.
Em 22 de março de 1947, foi constituída a sociedade e, no dia 8 de maio do mesmo ano, a Sociedade Rádio Tubá Ltda. foi registrada na Junta Comercial do Estado.
Um ano mais tarde, João Orlandi Corrêa, Antônio Nuernberg e Edgar Cunha rescindiram a sociedade e o engenheiro Annes Gualberto passou a ser o novo sócio.
A Diocese de Tubarão adquiriu, então, as cotas de Annes Gualberto em 1957 e, dois anos mais
tarde, as cotas que faltavam de Edgar Lemos, indicando assim, como diretor, o Padre Raimundo Ghizzoni, que esteve à frente da emissora até o seu falecimento, em 6 de novembro de 2023, quando então foi nomeado pelo bispo diocesano, Dom Adilson Pedro Busin, o Pe. Rafael Uliano como diretor-geral.
Na enchente de 1974, que marcou a história da Cidade Azul, a Rádio Tubá prestou diversos auxílios à população, sendo a única emissora que continuou a transmitir sua programação na cidade, em virtude das cheias.
Em 1976, a empresa restaurou sua estrutura e modernizou os transmissores, buscando oferecer melhor qualidade sonora aos ouvintes. Já durante a enchente de maio de 2022, a equipe da Rádio Tubá permaneceu incansavelmente no ar até a madrugada, prestando um importante serviço público à comunidade.
Nomes como Walter Zumblick, Humberto Fernandes Mendonça, Alfredo Silva, Tuta Silveira, Odery Ramos, Zuleide Fernandes, Lício Silva, Paulinho Quaresma, Luiz Gonzaga, Leoni Carvalho, Luiz Collaço, Aderbal Lemos, Walmor Silva e Sinval Barreto foram os grandes destaques da fase antiga da Tubá.
Hoje a emissora conta também com toda sua programação transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube, pelo site www.radiotuba.com.br e pelo aplicativo RadiosNet.
No dia 13 de março de 2021, a Rádio Tubá migrou de AM para FM, passando a ser sintonizada na frequência 104.9 FM, fazendo-se presente cada vez mais nos eventos de toda a região e na vida da Igreja Católica.
No dia 8 de maio do mesmo ano foi desligado o transmissor AM 730, que operou ao longo dos 74 anos.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.