Entre os concorrentes, estão o atual prefeito, um ex-prefeito, um ex-vice e um farmacêutico
Os 8.826 eleitores de Gravatal aptos a votar terão quatro opções para escolher nas eleições de novembro para a majoritária. Dois partidos decidiram por chapa pura e os outros por formar coligações.
O atual prefeito, Wanderlei Marega (PSC), que assumiu o cargo em novembro de 2019, após Edvaldo Bez de Oliveira (MDB) ter o mandato cassado, buscará a reeleição. Edmar Furlan, também do PSC, será o seu vice.
Pela oposição, o farmacêutico Clei Rodrigues (Progressistas) e o empresário Jucemar Zanelato (PSB) destacam-se pelas bandeiras que defendem planejamento e melhor gestão dos recursos públicos.
O ex-prefeito Rudnei Amaral Fernandes, o Nei (MDB), busca voltar ao cargo com Zezé Vieira (PSL). Os adversários Nei e Marega, aliás, estavam no mesmo partido até março deste ano, mas o atual prefeito foi expulso do MDB com a justificativa de que não vinha cumprindo com as obrigações partidárias.
A quarta chapa é formada pelo empresário Constantino de Freitas para prefeito e Davi Severino para vice. Os dois são do PT. Constantino foi vice da ex-prefeita Célia Fernandes, de 1997 a 2000.