Programa atende a comunidade com ações de conscientização e educação sobre o meio ambiente
Com a missão de impactar as novas gerações para um futuro mais verde e sustentável, o Programa Diamante +Educação Ambiental (PDEA) comemora cinco anos de atuação no Parque Diamante +Energia com resultados surpreendentes.
Implantado em 2019, pela Diamante Geração de Energia com apoio da Associação Jorge Lacerda (AJL), o programa já alcançou mais de 40 mil estudantes. Mais de 500 instituições parceiras também foram atendidas neste período com atividades socioeducativas que enfatizam a proteção ambiental e o consumo consciente.
As aulas acontecem ao ar livre, no Parque Diamante + Energia, em Capivari de Baixo, e também em ambiente fechado, em uma casa dentro do Parque, construída especialmente para receber os visitantes.
A coordenadora do PDEA, Mylena Medeiros, comemora as conquistas do programa, que só em 2024 já alcançou mais de 12 mil estudantes. “Nosso programa proporciona aos alunos um contato direto com a natureza e os animais. Aqui eles aprendem na prática e se transformam em multiplicadores dessa conscientização ambiental, ou seja, são mais de 40 mil famílias transformadas através deste trabalho”, destaca.
O presidente da Associação Jorge Lacerda, Valdeci Algayer, também celebra o sucesso do programa. “Esse programa foi pensado para contribuir com toda a sociedade. Através da Diamante, que tem essa responsabilidade e conscientização, junto com toda a equipe, que é apaixonada pelo que faz, o resultado é visível. O programa está bem estruturado e vamos ampliar nossa meta para alcançar ainda mais pessoas.”
Responsabilidade e conscientização ambiental
O programa Diamante +Educação Ambiental (PDEA) representa um compromisso da Diamante Geração de Energia, mantenedora do Parque, com a conscientização e a educação ambiental na região.
O CEO da Diamante Geração de Energia, Pedro Litsek, reforça a importância dos investimentos para a preservação do meio ambiente.
“Se houvesse uma maior conscientização ambiental, não estaríamos enfrentando esses graves problemas de hoje com as queimadas e a fumaça que se espalha por todo o país. Quando fazemos um programa de educação ambiental, a gente desperta essa responsabilidade sobre o cuidado com o meio ambiente. Temos a ambição de que o Parque seja autossustentável e se perpetue com novas ações de impacto”, afirma.
O diretor administrativo-financeiro da Diamante Energia, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice, comenta que o Parque está instalado numa área de mata nativa e reflorestada de mais de 30 hectares, onde os alunos e toda a comunidade têm a oportunidade de ter o contato com a natureza, com uma rica diversidade da fauna, com dezenas de espécies de aves e faz parte de uma missão maior de transformação.
“Estamos plantando hoje para a nova geração vir com uma mentalidade diferente. Nossa intenção é que o Parque seja uma referência no Sul do Estado, com pilares de inclusão social através da cultura e do esporte e de mudança cultural pela educação ambiental.”
Os coordenadores do PDEA enfatizam que o programa visa não apenas educar, mas também inspirar uma nova geração a se envolver ativamente no cuidado do planeta.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.