Capivari de Baixo vem enfrentando problemas com entulhos, lixos e materiais em calçadas, terrenos e vias
Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar.
Por isso, a prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da secretaria municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública, pede a colaboração da população para ajudar a manter a cidade limpa, não jogar entulhos e materiais sem serventia nas ruas, calçadas, terrenos e vias públicas.
O secretário da pasta, Jorge dos Santos Filho, orienta que os munícipes coloquem o lixo domiciliar nas lixeiras ou preso em grades, para que os caminhões coletores possam fazer a coleta sem deixar cair lixo no chão.
“Mal acondicionados, esses resíduos muitas vezes são levados pelas chuvas, se espalham pelas calçadas e ruas, o que ocasiona o entupimento de bueiros”, pontua.
Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das vias, os moradores contribuem para que ocorra a proliferação de insetos e animais peçonhentos e ainda o entupimento dos bueiros, o que pode provocar alagamentos e trazer prejuízos para a própria comunidade.
O depósito de lixo em locais inapropriados dificulta o trabalho das equipes responsáveis pela limpeza pública, além de ser um risco à saúde, já que este lixo pode se tornar criadouro de mosquito da dengue e outras pragas.
Entre as recomendações da secretaria estão o de nunca jogar resíduos, resto de material de construção, entulhos e materiais sem serventia nas ruas, calçadas, terrenos e vias públicas.
“Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume. Coloque os sacos de lixo na frente da sua residência apenas nos dias de coleta”, finaliza o secretário.
Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.