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GERAL
11/01/2024 13h41

Porto de Imbituba registra novo recorde de operação em 2023, com 7,7 milhões de toneladas

A movimentação do último ano foi caracterizada, principalmente, pela operação de granéis sólidos

O Porto de Imbituba registrou a operação de 7,7 milhões de toneladas de janeiro a dezembro, resultando em um marco inédito anual e crescimento de 8% em comparação a 2022, recorde anterior (7,1 milhões t). Em relação ao número de atracações, foram atendidos 289 navios (+3,2%).


A movimentação do último ano foi caracterizada, principalmente, pela operação de granéis sólidos (83% da movimentação total, sendo, destes, 55,2% minerais e 44,8% vegetais/agrícolas).


Ao longo de 2023, o Porto de Imbituba teve na lista de seus maiores volumes o coque de petróleo, os farelos de milho e soja, os contêineres, o sal e o milho, seguido da soja, fertilizantes, toras de madeira, hulha betuminosa, malte/cevada, trigo, dentre outros produtos.


No balanço do ano, o Porto apresentou uma média mensal de recebimento de 24 navios e operação de mais de 640 mil toneladas.


O desempenho positivo foi marcado por seis recordes mensais (fevereiro, março, abril, maio, novembro e dezembro), com destaque para o volume operado em abril, que se consolidou com o maior resultado mensal da história do porto (767,8 mil toneladas).

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Entre embarques e desembarques, as exportações lideraram o fluxo de trabalho do Porto, com 52,9% da movimentação total e crescimento de 48,7% se comparado a 2022. O principal destino das cargas foram os países asiáticos (China, Irã e Vietnã), além de Portugal e Estados Unidos.


No sentido inverso, as importações garantiram a fatia de 35,8% das operações, mesmo apresentando retração de 19,9% em relação ao volume importado em 2022.


As origens mais frequentes dos produtos ficaram por conta dos Estados Unidos, Chile, China, Argentina e Colômbia.


Segundo dados do governo federal, as operações de comércio exterior em Imbituba movimentaram mais de 2 bilhões de dólares entre janeiro e dezembro de 2023.


A cabotagem, navegação dentro do Brasil, representou 11,3% da movimentação, o que mostra uma queda de 7,9% na tonelagem da carga se comparado ao ano anterior.


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