Catarinenses vão gastar em média R$ 300 com presentes
Santa Catarina deve registrar em 2025 o maior volume da história em gastos com o Dia das Mães, segundo pesquisa da Fecomércio SC.
Os catarinenses estão dispostos a gastar, em média, R$ 307,60 com presentes e comemorações, valor 28% maior do que em 2024.
O crescimento supera em muito a inflação do período, estimada em 5%.
Embora o cenário econômico seja desafiador, com pressões inflacionárias e juros elevados, a pesquisa revela que 45,1% dos consumidores avaliam que sua situação financeira melhorou em relação ao ano passado, um aumento de 5,3 pontos percentuais.
Além disso, a intenção de consumo no estado cresceu 1,2% em abril, o terceiro melhor desempenho do país, conforme dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio).
Preferências de gasto com presentes
Os itens mais buscados são:
Roupas (28%)
Perfumes e cosméticos (25%)
Calçados e bolsas (15%)
Flores (8%)
Eletrodomésticos (4%)
Como será a comemoração?
41% farão almoço ou jantar em casa de familiares
16% levarão as mães a restaurantes
38% não participarão de celebrações específicas
Hábitos de compra
Os consumidores também foram questionados a respeito do período da compra dos presentes. Conforme a pesquisa, a maior parte (51,3%) ainda opta por realizar as compras na semana da data comemorativa. A véspera é uma opção para 18,2% dos consumidores.
A proporção de compras feitas até duas semanas antes aumentou, chegando a 19,1% em 2025. Nesse sentido, a parcela dos consumidores que compram mais de duas semanas antes é de 3,5%.
Além disso, a maioria dos catarinenses (86%) ainda prefere pagar à vista, percentual que se mantém estável em relação ao ano anterior (86,7%).
O pagamento parcelado é a opção de 13,1% dos consumidores, ligeiramente superior aos 12% de 2024, refletindo, portanto, uma pequena retomada no uso de parcelamentos.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.