Campanha foi criada por familiares e amigos
Com apenas um ano, o pequeno Moisés da Silva Fernandes tem uma doença autoimune e precisa de um procedimento chamado painel de doenças mitocôndrias, a partir do qual é possível verificar se o caso é genético. Contudo, o exame custa R$ 5 mil e, para arrecadar o valor, familiares e amigos estão fazendo uma campanha para ajudar no exame.
A amiga da família Sara Flor da Silva explica que este tratamento não é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por isso a família está fazendo a campanha, como forma de ajudar nos custos do exame, que é alto. Moisés é morador de Capivari de Baixo.
“Ele está em fase de descobrir qual é a doença rara que tem e, a princípio, seria a Síndrome de Leigh ou Doença de Leigh. Mas tem que confirmar se é esta doença mesmo, e para isso ele precisa fazer o painel genético. O custo deste procedimento é R$ 5 mil. Então, toda ajuda é bem-vinda, até porque será um tratamento bem longo”, explica Sara.
Segundo ela, Moisés tem grau de desenvolvimento de uma criança de três meses, de acordo com os exames realizados até o momento.
A Síndrome de Leigh ou Doença de Leigh é uma doença neurodegenerativa hereditária rara que afeta o sistema nervoso central. É caracterizada por atraso e perda progressiva das capacidades mentais e motoras, podendo levar à morte nos primeiros três anos de vida.
Quem quiser ajudar o pequeno Moisés pode efetuar depósito bancário, de qualquer valor, na conta em nome do menino, Moisés da Silva Fernandes, no Banco do Brasil, agência 5456-9;
conta poupança 18107-2; variação 51; e CPF 153.152.839-25.