Sexta-feira, 21 de junho de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
25/05/2024 10h52

Obras de artistas locais estarão expostas em vitrines das lojas do Centro

Exposição artística coletiva abordará a história do comércio tubaronense

Vitrines de lojas do centro de Tubarão ficarão mais bonitas entre o final de maio e o final de junho. Durante este período, ocorrerá a exposição “Do escambo ao digital: História do comércio tubaronense”, que mostrará para as pessoas que passarem por essas lojas o trabalho desenvolvido por 11 artistas locais, participantes do Projeto Curadoria Artística, realizado pelo Museu Ferroviário de Tubarão.


Os artistas são Bruna Neves, Brunna Venancio, Diana Mathiola, Eli Pereira, Idezio Jr, JB Guedes, JP Anjo, Lilian Guedes, Michel Torres Costa, Thiago Francisco e Valéria Braga.


Com curadoria de Silvana Silva de Souza, a exposição visa à ocupação de espaços públicos como meio de promover o acesso e a democratização da cultura e das artes à população em geral, fomentando o reconhecimento de um dos principais pilares do desenvolvimento do município, o comércio.


A exposição terá abertura no dia 29 de maio de 2023, às 19h30, na Praça Pery Camisão. O evento integra o Programa Olha a Arte, promovido pela Fundação Municipal de Cultura. Os trabalhos ficarão expostos nas vitrines até o dia 30 de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parcerias


Além da CDL Tubarão, a exposição conta com a parceria da Fundação Municipal de Cultura de Tubarão. Ela acontece em modalidade de ocupação urbana, iniciando na Praça Pery Camisão, seguindo pela Av. Marcolino Martins Cabral, Rua São Manoel e Rua Lauro Muller, até a Praça do Chafariz, além de ter um núcleo no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick.


As lojas que recebem as obras em suas vitrines são: Atitude Calçados, A Barateira, Conquista Calçados, Modelly, Pompéia, Loja Nelson, Alcidino, Rinaldi, Perfil e W&B Engenharia, responsável pela instalação do Obelisco A História do Comércio, criado por JP Anjo.


Para Fernando Soares Nandi, presidente da CDL Tubarão, “poder participar de um evento em parceria com o Museu Ferroviário é uma honra. Sobretudo, quando se pode aliar a isso a história da ferrovia e do comércio, compreendendo o impacto desses setores para o desenvolvimento da cidade. Ter um projeto cultural realizado por onze artistas locais, que registraram a memória do comércio tubaronense de forma artística, é uma grande oportunidade para a valorização e sensação de pertencimento de toda a sociedade”.


“Tornar esse conteúdo acessível, ocupando a região central da cidade, vem ao encontro de projetos que visam dar maior protagonismo ao Centro, como um coração que pulsa, a exemplo do Place Branding que promoverá a revitalização de todo o local. E a presença da arte nas vitrines das lojas, no circuito criado entre os estabelecimentos comerciais, ou mesmo o obelisco instalado na Praça Pery Camisão, que contará a trajetória do comércio de Tubarão, será, com certeza, um marco para esta e futuras gerações”, finalizou.


Comércio é um dos pilares de Tubarão


O Museu Ferroviário de Tubarão traz como Tema Gerador para o ano de 2024: “Rotas de Comércio: Museu - Patrimônio Cultural - Memória do Comércio”, que visa construir espaços de reflexão crítica a partir da análise da história do comércio tubaronense, seus agentes, suas rotas, seu impacto na estrutura social, econômica e cultural.


O comércio é um dos pilares da identidade tubaronense. O povoamento do território se deu a partir de um entreposto comercial às rotas que cruzavam os caminhos entre a serra e o litoral. O Poço Grande do Rio Tubarão tornou-se, desde então, ponto estratégico para a circulação de serviços e mercadorias.


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

  • 1 / 5
  • 2 / 5
  • 3 / 5
  • 4 / 5
  • 5 / 5
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.