A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta tomou posse nesta sexta, no Dia Internacional da Mulher
Nesta sexta, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e será a primeira mulher na história da Justiça Eleitoral catarinense responsável por conduzir uma eleição.
O desembargador Carlos Alberto Civinski assumiu o cargo de vice-presidente e corregedor.
A cerimônia de posse foi realizada pela manhã no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A magistrada, que ocupava até então o cargo de vice-presidente e corregedora eleitoral, vai suceder o desembargador Alexandre d’Ivanenko.
Após tomar posse no cargo, a nova presidente cumprimentou o desembargador d’Ivanenko e agradeceu ao colega de corte pelo companheirismo, determinação e pelo trabalho já realizado na organização prévia das Eleições Municipais de 2024.
Em seu discurso, declarou sua satisfação em exercer a nova função e reafirmou seu “compromisso de bem servir, conclamando a todos para que juntos possamos entregar a Santa Catarina, nas eleições que virão, um resultado que seja a síntese da legitimidade e normalidade do pleito eleitoral”.
Para a desembargadora, transformar a expectativa da sociedade em realidade depende de uma atuação conjunta da Justiça Eleitoral com a classe política.
“Isso inclui a superação dessa dívida histórica com as mulheres e com os grupos discriminados politicamente, o que só virá a ocorrer a partir da compreensão coletiva de que as sequelas produzidas no passado precisam ser suplantadas, impondo à geração atual reconhecer que as ações afirmativas verdadeiramente correspondem à recomposição do que foi subtraído desses grupos ao longo de sua existência”, defendeu.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.