Quinta-feira, 10 de julho de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
25/12/2020 08h46

Natal diferente: Papai Noel virtual transforma tradição

Pertencente ao grupo de risco do coronavírus, Tontini encontrou no ambiente virtual uma maneira de estar perto e levar uma mensagem de esperança

Entra ano, sai ano e o Papai Noel é sempre uma das figuras mais lembradas na época. Basta aparecer aquele homem de barba branca, sorriso largo e roupas vermelhas para reunir várias pessoas ao seu redor. Só que neste ano a tradição teve que ser diferente. Devido à pandemia, o Bom Velhinho precisou inovar. Foi o que aconteceu com o Papai Noel Ferroviário de Tubarão, Ermínio Tontini.

Com 78 anos, Tontini vive o Papai Noel há 24 anos. Acostumado a levar alegria com o personagem no Natal, principalmente passando por comunidades a bordo da locomotiva da Ferrovia Teresa Cristina, neste ano ele não pôde fazer este trajeto que tanto ama. Pertencente ao grupo de risco do coronavírus, Tontini encontrou no ambiente virtual uma maneira de estar perto e levar uma mensagem de esperança.

Com uma mensagem gravada, Tontini conseguirá levar a magia natalina às casas com a ajuda da internet. “Não esperava que a pandemia chegaria a esta situação como está. Chegamos até a pensar em ir num trem especial. Porém, por segurança de todos, optamos por não fazer. Assim, gravamos mensagens que pudessem ser enviadas para as pessoas neste período tão incerto que vivemos”, fala o Papai Noel Ferroviário.

Tontini é aposentado, e viver o Papai Noel no fim de ano é uma de suas maiores alegrias. “Gosto dessa presença, principalmente com as crianças. Onde chegava era uma festa. Aqueles olhinhos puros das crianças que recebiam um presente. Infelizmente, neste ano não poderá ser assim. Mas, de alguma maneira, poderei levar essa mensagem”, destaca o Papai Noel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 20 anos levando mensagens de Natal


Tontini conta que há 24 anos se veste de Papai Noel. “Tudo começou como uma brincadeira. Juntamos 200 brinquedos do antigo R$ 1,99 e 50 quilos de bala. Pedimos uma locomotiva para poder distribuir os donativos. Não parávamos nas comunidades, como acontece atualmente. Nós íamos jogando e as crianças pegavam. Com o passar dos anos, isso foi mudando, e hoje leva ainda mais alegria”, relembra.

De acordo com o Papai Noel, os preparativos para incorporar o Bom Velhinho em dezembro iniciam em março. “A barba vai ganhando forma. Neste ano, devido à pandemia e ao uso de máscara, foi um desafio manter a barba. Assim que gravei as mensagens, já retirei”, destaca.

Apesar de todas as mudanças e ao fato de não poder estar junto às pessoas, o Papai Noel Ferroviário deseja que no próximo ano a situação esteja melhor. “Além disso, que todos possam vivenciar o verdadeiro Natal, que é estar com a família, em suas casas, e que se lembrem do menino Jesus, que é a grande comemoração do Natal”, fala.

Diário do Sul
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.