Quinta-feira, 24 de setembro de 2020
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Buscar
Fechar [x]
GERAL
10/02/2020 07h21

Max Alexandre: E o Oscar 2020 foi para… a história

É, quem diria… vivemos para ver a super hiper mega ultra conservadora Academia de Cinema de Hollywood eleger um filme não americano como o melhor do ano. E foi o que vimos. A cerimônia de entrega do Oscar 2020 surpreendeu. E não só pela vitória de Parasita.

Surpresas

Quando os prêmios técnicos de Montagem e Edição de Som saíram para “Ford vs. Ferrari”, desbancando o favorito “1917”, pude perceber que alguma coisa estava diferente nesta edição da premiação máxima do cinema. Quando o prêmio de roteiro original foi dado a “Parasita”, contra os prognósticos que apontavam “Coringa” ou “O Irlandês” como os vencedores, veio a certeza. Algo mudou. Surpresa seria o sentimento dominante na premiação.

Confirmações

Claro, houve alguns prêmios que foram barbadas. Renée Zellweger, como melhor atriz por “Judy – Muito Além do Arco-Íris” e Joaquim Phoenix como melhor ator, por “Coringa”, confirmaram as expectativas. Aliás, aqui um parêntese. O discurso poderoso e emocionado de Phoenix, sobre o papel dos atores, produtores, diretores, enfim, da indústria do cinema como forma de se debater as mazelas do mundo atual, e a lembrança de seu irmão, River (do clássico Conta Comigo), morto por overdose aos 23 anos apenas, em outubro de 1993, comoveu a todos. A vitória de “Toy Story 4” como melhor animação também era esperada. Da mesma forma, Brad Pitt como ator coadjuvante (por Era Uma Vez… Em Hollywood) e Laura Dern, como atriz coadjuvante (por História de um Casamento) garantiram os pontos do bolão.

E Parasita… foi merecido?

Essa pergunta é muito difícil de ser respondida, uma vez que leva em conta gostos pessoais e a forma como os filmes afetam, ou deixam de afetar, o público. Falando por mim, é sabido, o filme sul-coreano não me tocou a ponto de escolhê-lo como meu favorito. Gostei, mas “1917” e “Coringa”, a meu ver, são superiores. Mas enfim, gosto é gosto. Para muitos, “Parasita” é mesmo isso tudo. E tudo bem também. Importante foi o momento que presenciamos. É a primeira vez na história que um filme estrangeiro, ou internacional, como a Academia chama agora a categoria de filmes de fora dos Estados Unidos (vencida por “Parasita” também, a propósito), leva o principal prêmio da noite. Só por este feito, você concordando ou não com a escolha, mostra que o que vimos  neste domingo foi, simplesmente, história… surpreendente, é fato… mas história! E analisando agora, cá com meus botões… não são de histórias que os filmes são feitos? Então, está valendo! Uma barreira se rompeu, um paradigma caiu. Finalmente o Oscar celebrou o cinema! E não somente o cinema norte-americano. Devemos celebrar. Que venham mais Parasitas, e de todos os cantos do mundo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abaixo, a relação completa dos vencedores do Oscar 2020 :

- Ator coadjuvante – Brad Pitt, por Era Uma Vez… Em Hollywood

- Animação – Toy Story 4

- Animação em curta-metragem – Hair Love

- Roteiro original – Parasita

- Roteiro adaptado – JoJo Rabbit

- Curta-metragem – The Neighbors’ Window

- Design de produção – Era Uma Vez… Em Hollywood

- Figurino – Adoráveis Mulheres

- Documentário – Indústria Americana

- Documentário em curta-metragem – Aprendendo skate numa zona de guerra (Se Você é uma menina)

- Atriz coadjuvante – Laura Dern, por História de um Casamento

- Edição de som – Ford vs. Ferrari

- Mixagem de som – 1917

- Fotografia – Roger Deakins, por 1917

- Montagem – Ford vs. Ferrari

- Efeitos visuais – 1917

- Cabelo e maquiagem – O Escândalo

- Filme internacional – Parasita

- Trilha sonora original – Hildur Gudnadóttir, por Coringa

- Canção original – (I’m Gonna) Love Me Again, de Elton John, por Rocketman

- Direção – Bong Joon Ho, por Parasita

- Melhor ator – Joaquim Phoenix, por Coringa

- Melhor atriz – Renée Zellweger, por Judy – Muito Além do Arco-Íris

- Melhor filme - Parasita

Fonte: Max Alexandre/Cultura pop (e outras nerdices)/Sul Agora
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia