Vazamento de óleo foi identificado e município afirma que responsabilidade é do IMA
A Fundação de Meio Ambiente de Tubarão informou que os indícios apurados até o momento apontam que o vazamento de óleo identificado no Rio Tubarão pode estar relacionado à operação de uma balsa.
Diante disso, a Fundação já acionou o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), responsável pelo licenciamento ambiental desse tipo de atividade, para que sejam adotadas as providências cabíveis.
Em nota, a prefeitura afirmou que a fiscalização e o licenciamento ambiental de operações nesse trecho do rio não são de competência do município.
"Por se tratar de um corpo hídrico sob influência de maré, o local é classificado como de domínio da União, conforme estabelece o inciso I do artigo 20 da Constituição Federal e o artigo 26, §1º, da Lei nº 9.433/1997 (Política Nacional de Recursos Hídricos). Nesses casos, a atuação cabe ao órgão estadual ou federal competente", diz a nota.
A Fundação ainda se coloca à disposição para colaborar com os órgãos responsáveis, dentro de suas atribuições legais, contribuindo com as ações necessárias para mitigar os impactos ambientais causados pelo incidente.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.