Desembargador nasceu e construiu carreira na cidade, além de ter se tornado o juiz mais jovem do país em 1980
O desembargador Lédio Rosa de Andrade, que faleceu em 2019, pode dar nome à maior Unidade Básica de Saúde (UBS) de Tubarão, que está sendo construída por meio de um convênio entre o governo federal e a prefeitura.
Idealizada para atender os bairros Recife e Vila Moema, a UBS fica a poucos metros do Fórum, onde Lédio passou boa parte de sua vida profissional. A proposição foi feita pelo vereador Matheus Madeira (PT).
Lédio Rosa de Andrade nasceu em Tubarão, em 1º de dezembro de 1958. Ainda criança, com 1 ano e 8 meses, enfrentou a poliomielite, o que lhe deixou sequelas por toda a vida.
Foi presidente do DCE da Ufsc e chegou a ser perseguido pela ditadura militar, o que lhe rendeu uma ficha no Departamento de Ordem e Política Social (Dops).
Antes de ingressar na magistratura, exerceu a advocacia em Laguna, oferecendo atendimento jurídico gratuito por meio de um programa de rádio, o que reforçou sua vocação para servir aos mais necessitados.
Na década de 1980, tornou-se o juiz mais jovem do Brasil. Entre suas maiores contribuições está a liderança no projeto Lar Legal, do TJSC, que regularizou milhares de moradias de famílias de baixa renda, garantindo o título de propriedade de suas casas.
O impacto da iniciativa foi tão significativo que inspirou um projeto de lei em tramitação no Senado, com o objetivo de federalizar o programa.
Após se aposentar da magistratura, Lédio disputou uma cadeira ao Senado em 2018, pelo PT. Ele faleceu em 29 de janeiro de 2019, aos 60 anos, vítima de infecção por bactéria no coração.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.