Atividade fez parte do Curso de Desencalhe de Grandes Cetáceos Vivos
Através da APA da Baleia Franca, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu um Curso de Desencalhe de Grandes Cetáceos Vivos no fim de semana.
A atividade contou com o simulado de um resgate de Protótipo de baleia-jubarte (megaptera novaeangliae) filhote, na região de Itapirubá Norte, em Imbituba.
Chegando no local do encalhe, as equipes avaliaram as condições de saúde do animal, projetando o que seria um atendimento real.
Durante o exercício, foi realizada a abertura de um canal para viabilizar o retorno do animal de sete metros ao mar, além de uma tentativa de resgate com a presença de embarcação e jet-ski.
O simulado também contou com experiência de tomada de decisão envolvendo a possibilidade de uma eutanásia, para os casos em que o resgate não é possível.
A partir do segundo semestre as baleia-francas procuram a região do litoral sul do Brasil para ganhar seus filhotes. Com isso, a possibilidade de avistamento do animal, bem como as ocorrências de encalhe, se tornam mais frequentes a partir da segunda metade do ano.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.