Lançamento, no Museu Willy Zumblick, em Tubarão, será nesta terça (24) às 19h30
Aos 82 anos, o médico, escritor e político tubaronense Irmoto Feuerschuette lança nesta terça, às 19h30, seu novo livro, “Minhas Memórias Médicas”, em Tubarão.
O lançamento, no Museu Willy Zumblick, integra as comemorações alusivas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que em Tubarão são encabeçadas pela Academia Tubaronense de Letras, da qual Irmoto faz parte.
Irmoto cresceu ouvindo as conversas do pai, Otto, e do irmão, Léo, sobre medicina. No fim da década de 50, passou no vestibular.
Logo no primeiro ano, as férias da faculdade foram trocadas por uma temporada dentro do Hospital Nossa Senhora da Conceição, junto do irmão Léo. “Sempre quis ser médico e sempre admirei meu irmão. Foi assim a faculdade inteira, o acompanhando. Minha especialização foi em ginecologia e obstetrícia, mas digo que me especializei mesmo em ser médico”, ressalta.
A formatura foi em 1966 e somente durante a pandemia de covid-19, em 2021, Irmoto fechou o consultório e parou de trabalhar.
Agora, sua vasta história e legado na medicina virou seu mais recente livro. Irmoto também é autor de “Uma Direção para a Vida: Memórias da Enchente de Tubarão 1974”; “Dr. Otto: O Sacerdote da Medicina” e “Tuba-Nharô: O Pai Feroz”.
E ele não pretende parar por aí. Sua história marcante na política será o tema da próxima obra, que já está sendo escrita.
Irmoto foi secretário estadual da Saúde entre os anos de 1986 e 1987, e prefeito de Tubarão por duas vezes: de 1973 a 1976, quando teve a grande enchente de 1974 e ele precisou reconstruir a cidade, e de 1993 a 1996. Também foi vice-prefeito (1989-1992) e suplente de deputado estadual (1978).
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.