Segundo colocado no levantamento, Carlos Stüpp teve petição indeferida
O candidato a prefeito de Tubarão Carlos Stüpp (PSDB) tentou impugnar a pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Mapa e contratada pelo jornal Diário do Sul.
Ele chegou a alegar que o levantamento foi divulgado sem o devido registro. A Justiça Eleitoral indeferiu o pedido e também confirmou que a pesquisa foi devidamente registrada junto ao TRE.
Stüpp também alegou que o levantamento apresentava inconsistências, como divergências nas porcentagens e a falta de informações obrigatórias, como a metodologia completa, margem de erro e nível de confiança.
No entanto, a Justiça Eleitoral concluiu que o pedido de impugnação sequer preenchia os requisitos necessários para sua aceitação.
Em sua decisão, o juiz Eron Pinter Pizzolatti destacou que a petição deve seguir os critérios estabelecidos pela resolução do TSE que exige a correta indicação do impugnado e outros elementos essenciais para a abertura de contraditório.
O juiz confirmou que a pesquisa foi devidamente registrada junto ao TRE, com todos os dados necessários, como contratante, recursos utilizados e questionários aplicados. Com base nesses fatos, o dr. Eron indeferiu a petição inicial, mantendo a validade da pesquisa e arquivou o processo.
O resultado
O Diário do Sul publicou na terça-feira (24) a pesquisa sobre a intenção de votos para prefeito de Tubarão. O levantamento foi realizado pelo Instituto Mapa e contratado pelo DS.
De acordo com os dados, Estêner Soratto (PL) estaria à frente, com 49,3%, seguido por Carlos Stüpp (PSDB), com 26,1%, e em terceiro Maristela Francisco (PT), com 15%.
A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o protocolo Nº SC-04014/2024.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.