No total, 190 cães e gatos foram atendidos
A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) realizou na quinta-feira (24), no estacionamento da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão, o sexto mutirão de castração de cães e gatos. Foram atendidos 190 animais cujos tutores fizeram inscrição nos últimos meses.
Infelizmente, durante a ação, um gato veio a óbito no local depois da cirurgia. Em outro caso, um pet também precisou ser entubado e levado para clínica veterinária.
Os mutirões já foram realizados nos meses de janeiro, junho, julho, agosto e setembro e já efeturaram mais de 1.500 procedimentos.
Com este último evento, a Funat ultrapassa 1.700 castrações, iniciativa que contribui para o controle de natalidade e estimula a adoção responsável.
Esse foi o sexto mutirão realizado neste ano e a iniciativa diminuiu consideravelmente o número de pets na fila para o procedimento. A fila, que tinha mais de 2.000 animais, está com menos de 300 atualmente.
A partir de agora, a Funat vai fazer uma busca ativa e realizar a castração, principalmente, dos animais de rua.
“Reforçamos o compromisso com a castração e a microchipagem, pois o objetivo é atender o maior número de animais de rua. Vamos continuar fazendo o procedimento em quantidades menores. O importante é não parar”, ressalta o coordenador do Bem-Estar Animal, Lucas Borges. O mutirão atual não contou com a vacinação.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.