Quarta edição do evento aconteceu neste final de semana e deve ganhar status nacional
Considerada a Capital Catarinense da Tilápia, a cidade de Armazém fez jus ao reconhecimento e levou mais de oito mil pessoas à 4ª Edição da Festa Regional da Tilápia, realizada no final de semana.
O evento é um dos mais aguardados do calendário cultural e gastronômico da região e este ano chegou com novidades, ampliando sua programação e superando expectativas.
Entre as inovações de 2025, destaque para a Fespozem e a Feira da Piscicultura.
“A festa foi um grande sucesso e quero aproveitar para parabenizar todos os organizadores, todo o empenho de uma grande equipe, que fez tudo de forma voluntária”, ressalta o prefeito Luiz Mendes.
Segundo o vice-prefeito Guilherme “Penacho” José Heerdt Corrêa, devido o sucesso do evento muitas pessoas sugeriram que a festa ganhe status nacional.
“Eu e o prefeito Luiz Paulo Rodrigues Mendes, assim como toda a gestão municipal, estamos imensamente felizes com o resultado da festa, que superou nossas expectativas. Nos sentimos lisonjeados com o reconhecimento de pessoas de toda a região, inclusive de outros estados. Vamos trabalhar para poder dar à festa o status nacional, mas, para isso, precisamos de uma infraestrutura maior, para que possamos manter e até melhorarmos a qualidade do evento”, afirma Guilherme.
Atrações
Os shows e cerimoniais, além do parque gastronômico - com mais de 15 boxes com cardápios variados com produtos da cidade - foram um sucesso, incrementando o turismo e a economia da cidade.
Durante o evento, foi servido gratuitamente o maior caldo de tilápia do mundo, na maior panela do mundo - fruto da tradição e do trabalho dos piscicultores, de acordo com o secretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.
Foram distribuídos cerca de 3,5 mil litros de caldo no domingo, o qual levou 700 quilos de filé de tilápia e 500 quilos de tempero.
Os pratos tinham pelo menos uma opção à base do peixe, como iscas de tilápia, batata recheada de tilápia, pastel, pizza, além do chope artesanal.
De acordo com o vice-prefeito Guilherme, cerca de 150 voluntários estiveram envolvidos na produção e distribuição do caldo, “Não pensamos somente na quantidade, mas, sobretudo, na qualidade, para receber e atender bem os visitantes”, destaca.
"Nosso maior motivador para tudo isso é o piscicultor, que se empenha na produção deste peixe que nos deu renome estadual. Em nome do Mário Wensing, que há 42 anos foi o pioneiro na produção de tilápia em Armazém, agradeço a todos os piscicultores", finalizou o prefeito Luiz Mendes.
Desenvolvimento
A Fespozem e a Feira da Piscicultura também ganharam destaque, com aproximadamente 30 expositores que apresentaram seus produtos e inovações. “Foi importante para todos os setores. Houve muita troca de informações, contatos e uma demonstração da nossa grande produção”, comemora Guilherme Penacho.
O governador Jorginho Mello também esteve na 4ª Festa Regional da Tilápia e assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola de Educação Básica Monsenhor Francisco Giesberts, no valor de R$ 2 milhões.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.