Em 2019, estudos foram ampliados para Centro de Treinamento da Epagri em Tubarão (Cetuba)
Pesquisadores da Epagri encontraram uma alternativa sustentável e de baixo custo para o campo: os mourões vivos, árvores que substituem os tradicionais palanques de madeira ou concreto nas cercas.
O estudo, iniciado em 2015 em Lages e ampliado em 2019 para Tubarão, mostrou que espécies como o salgueiro-negro podem se adaptar bem tanto ao frio da Serra quanto ao calor do Sul de Santa Catarina.
Tudo começou em 2015, quando o engenheiro-agrônomo Tássio Dresch Rech, pesquisador na Estação Experimental da Epagri em Lages, plantou os primeiros exemplares de salgueiro-negro e outras espécies para esta finalidade.
Em 2019, o experimento foi ampliado para o Centro de Treinamento da Epagri em Tubarão (Cetuba). Assim, foi possível avaliar o comportamento das plantas em diferentes temperaturas, com o frio da Serra e o calor do sul do Estado.
Durante os dez anos de estudos, os mourões vivos mostraram-se bastante apropriados para áreas úmidas.
Entre as principais vantagens, estão o baixo custo de implantação; maior durabilidade em relação aos palanques tradicionais; rápido enraizamento em solos úmidos; fácil manejo; crescimento acelerado; tolerância ao frio; oferecimento de sombra no verão para conforto dos animais; proteção das pastagens; produção de novos mourões, o que permite ampliar a área de cercas com a poda dos ramos; não liberam elementos tóxicos e, inclusive, os retiram da água; contribuem para reduzir a emissão de gases do efeito estufa; não são invasores de áreas naturais; valorizam as propriedades pela melhoria da paisagem e podem fornecer madeira, lenha e produtos medicinais.
“É um sistema que também demanda atenção, especialmente com a escolha do solo adequado e o combate às formigas. Mas embora sejam necessários alguns cuidados, as vantagens são muito maiores”, explica o pesquisador Tássio Dresch Rech.
Dia de Campo apresentou sistema a produtores de Tubarão
Há algumas semanas, o sistema foi apresentado a produtores rurais do sul do Estado em um dia de campo realizado pela Epagri em Tubarão.
O evento marcou a conclusão do experimento e repercutiu positivamente entre os participantes.
“O papel da Epagri é proporcionar aos produtores a oportunidade de crescerem na produção e na qualidade daquilo que é ofertado à sociedade, aliando pesquisa e extensão. Os produtores são o nosso maior motivo. E quando conseguimos levar as inovações até eles, e os mesmos aplicam em suas propriedades, a Epagri atinge o seu objetivo como instituição”, conclui o engenheiro-agrônomo Tovar Raul Werlang, extensionista rural da Epagri em Tubarão.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.