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GERAL
30/05/2025 06h17

Estudantes do ensino médio participam como deputados do Parlamento Jovem

Desde sua criação, o Parlamento Jovem já envolveu mais de 1,3 mil estudantes de mais de 200 escolas catarinenses

A 33ª edição do Parlamento Jovem ocorre entre 2 e 6 de junho na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, reunindo 40 estudantes do ensino médio de oito escolas de diferentes regiões do Estado.

O programa, iniciado em fevereiro, envolve eleições nas escolas para formar bancadas que representam suas comunidades e apresentam proposições legislativas.

Desde sua criação, o Parlamento Jovem já envolveu mais de 1,3 mil estudantes de mais de 200 escolas catarinenses.

O programa, organizado pela Escola do Legislativo, oferece capacitação sobre processo legislativo, oratória e elaboração de projetos, simulando o funcionamento real da Assembleia. Mais de 50 propostas do programa já se tornaram leis estaduais.

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Durante a semana, os jovens participam de palestras, visitas aos setores da Assembleia, simulações de comissões, debates sobre transparência e protagonismo juvenil, além da sessão legislativa final, onde deliberam sobre suas matérias. O evento também inclui discussões sobre a participação feminina na política.

Os participantes representam os seguintes partidos e escolas: Partido Mosaico (Chapecó), Walter Fontana em Ação (Concórdia), Democrático Jovem Cedup (Criciúma), Estudantil Dinâmica (Florianópolis), Comprometimento Jovem (Gaspar), Causa Estudantil (Garuva), Jovem Pinto Sobral (Lages) e Frei Menandro (Três Barras).

“Trata-se de uma iniciativa desenvolvida com a expertise da Escola do Legislativo, que traz jovens para conhecer a política e entender a importância da democracia para a organização de nossa sociedade”, observa o presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB).

“É um trabalho muito bem elaborado pela equipe de nossa Escola, que envolve a colaboração de servidores da Casa, e abre perspectivas para estudantes conhecerem como é a atividade parlamentar e a relevância da organização política”, reforça o diretor da Escola, Alexandre Lencina Fagundes.

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