Erosão provocada pelas chuvas gerava riscos para moradores de Capivari de Baixo
A primeira etapa da obra de enrocamento do rio Capivari, na rua Vandio Mario da Silva, no bairro Santo André, está 55% concluída. Serão colocados no local 4,6 mil metros cúbicos de rochas rente à barranca do rio, em uma extensão de aproximadamente 180 metros lineares.
A erosão provocada pelas águas, na margem esquerda, na altura do bairro, é uma preocupação constante de moradores do local. Com a enchente de maio de 2022, o nível do rio subiu e fez desmoronar a encosta na rua Vandio Mário da Silva.
O enrocamento garantirá estabilidade das margens do rio e evitará que a rua tenha erosão. A técnica, amplamente utilizada em projetos de engenharia civil e hidráulica em todo o mundo, protege as estruturas costeiras contra a ação das ondas do mar e da erosão em rios.
A empresa AF Construções e Pavimentações executa a obra. O estudo foi realizado pela Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).
O investimento é de R$ 1.024.000. Destes, R$ 500 mil foram viabilizados por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Pepê Collaço (PP) e Júlio Garcia (PSD), e o restante com recursos próprios.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.