Paciente foi o primeiro caso confirmado da doença no município
Os sintomas inicias eram de uma forte gripe, entre eles dores pelo corpo, febre e dificuldade para respirar. Os primeiros exames, realizados de forma particular na região, apontaram a suspeita de pneumonia e H1N1. Mas um teste realizado em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, acabou revelando que o empresário de Gravatal está com o novo coronavírus.
A pedidos, não vamos divulgar o nome dele. Em conversa por telefone com o Sul Agora, o empresário conta como a doença mudou sua rotina. “Ao realizar os primeiros exames, os médicos me perguntaram se eu tinha viajado para fora do país. Então eu não me encaixava como caso suspeito, também não me encaixo no grupo considerado de risco e ia receber o tratamento de H1N1 e pneumonia. Achei melhor vir pra São Paulo no domingo (15) para realizar mais exames e acabou dando positivo para o novo coronavírus”, explica o empresário.
O resultado do exame saiu nessa quarta-feira (17). “Agora estou bem, já no quarto. Sem febre, dor no corpo, meu pulmão está limpo. Continuo aqui para deixar o pulmão fortalecido. Como ela vem (a doença), ela vai embora. Mas se as pessoas que contraírem tiverem alguma debilidade, elas podem ficar em estado bem mais crítico”.
O empresário alerta para que as pessoas levem a sério a quarentena, já que o coronavírus é altamente contagioso, como já foi amplamente divulgado pela Organização Mundial da Saúde. “Assim que comecei a sentir os sintomas, fui para casa e tive pouco contato com outras pessoas. Minha família não apresentou os sintomas. Já devo ter alta nos próximos dias e a orientação que terei é a mesma de todos: evitar aglomeração e ficar por casa. É um momento de reflexão nosso, para que a gente evite mesmo estar nas ruas, podendo entrar em contato com o vírus”, relata.
O empresário foi o primeiro caso confirmado da doença em Gravatal. O município conta ainda com 11 casos suspeitos aguardando o resultado dos exames.