Segunda-feira, 21 de abril de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
20/03/2025 12h34

Elefante-marinho segue nos Molhes em Laguna

Animal está repousando no trecho desde o início do mês

O elefante-marinho (Mirounga leonina) encontrado na praia do Mar Grosso, em Laguna, no início deste mês, segue agora nos Molhes da Barra.


O animal foi encontrado descansando na faixa de areia.


A equipe do Trecho 1 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, executado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi acionada para atender à ocorrência e segue desde então fazendo o monitoramento.


Com o apoio da equipe de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foi realizado o isolamento da área e a orientação à população.


A equipe veterinária do PMP-BS/Udesc realizou uma avaliação inicial, observando o estado clínico, comportamento e possíveis necessidades do animal.


A análise indicou que se trata de um indivíduo juvenil, com bom escore corporal. O comportamento observado é característico da espécie, sendo considerado normal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 4 de março, o animal deslocou-se do Mar Grosso no sentido Molhes da Barra. Novamente, com o suporte dos guarda-vidas, foi realizado o isolamento da área e prestadas orientações ao público.


Uma nova avaliação foi conduzida, constatando-se que o animal permanece em boas condições e apenas descansando.


Durante toda a permanência do animal na região, a equipe do PMP-BS/Udesc seguirá com monitoramento e avaliações periódicas para garantir seu bem-estar e segurança.


Orientações


A presença de elefantes-marinhos nas praias pode ocorrer ocasionalmente e é fundamental que a população mantenha distância e evite qualquer tipo de contato.


A aproximação indevida pode causar estresse ao animal e representar riscos à saúde pública e ao bem-estar do animal, segundo a equipe que faz o monitoramento das praias na região. 


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.