No Litoral, o resfriamento começa a ser percebido entre o fim da tarde e a noite de quarta
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue monitorando as condições meteorológicas e mantém a possibilidade de neve, especialmente na quinta-feira (29), nas regiões mais altas da Serra.
Há inclusive possibilidade de precipitação invernal, neve ou chuva congelada, no Meio-Oeste. O alerta é resultado do avanço de uma intensa massa de ar frio, que já começa a se aproximar do território catarinense na manhã desta quarta-feira.
Uma frente fria, que já avança pelo Rio Grande do Sul, deve atingir as áreas de divisa com Santa Catarina ainda nesta terça-feira (27), iniciando pelo Oeste do estado.
Ao longo da quarta-feira (28), o ar frio que avança na retaguarda da frente fria, se espalha pelas regiões do Oeste, Planaltos e Alto Vale, provocando uma queda acentuada nas temperaturas.
Nesses locais, as temperaturas mais altas do dia devem ocorrer entre a madrugada e o início da manhã, com tendência de queda ao longo do restante do dia.
O mar fica agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis com ondas de nordeste entre 2,0 e 2,5 m.
No Litoral, o resfriamento começa a ser percebido entre o fim da tarde e a noite de quarta. Já na quinta-feira, o frio se intensifica em todas as regiões catarinenses.
No Planalto Sul e no Meio-Oeste, as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 5°C a 7°C. No Litoral, as máximas ficam em torno dos 15°C, mas o vento moderado a forte intensifica a sensação de frio.
Neve
A combinação entre temperaturas muito baixas e alta umidade mantém a previsão de neve, especialmente nas áreas mais elevadas do Planalto Sul e Meio-Oeste, com maior probabilidade na quinta-feira.
A sexta-feira (30) amanhece gelada, com mínimas entre -3°C e -5°C na Serra e em parte do Meio-Oeste. No Extremo-Oeste, Meio-Oeste e Vale do Itajaí, os termômetros devem marcar entre 0°C e 5°C. Já no Litoral, as mínimas variam entre 5°C e 10°C.
O mar ainda permanece mais agitado, com ondas de sul entre 2,0 e 3,0 metros e picos de até 3,5 m entre o Litoral Sul e Florianópolis.
No fim de semana, o frio continua, principalmente durante as noites e madrugadas. Com a presença maior do sol durante o dia, as temperaturas tendem a se tornar um pouco mais amenas.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.