Episódios de rajadas de vento intensas, raios e até granizo podem se estender até segunda (22)
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, acompanhando os institutos e modelos de previsão do tempo, informou que a partir deste domingo (21), com a chegada de uma frente fria, precedida por um intenso aquecimento, ocorrerá uma desestabilização da atmosfera.
Tal condição poderá promover temporais, com rajadas de vento intensas, raios, eventualmente granizo e chuva, situação que deve se estender até a segunda-feira (22).
Assim, a secretaria recomenda à população algumas precauções, em caso de confirmação desta previsão.
A começar por procurar, durante as tempestades, ficar em locais abrigados, distante de janelas e objetos que possam ser deslocados; caso ocorra alagamentos, não atravessar as vias e locais que estejam submersos; caso ocorra vento intenso, evitar transitar próximo a árvores, muros, placas e postes.
“Para minimizar os efeitos de alagamentos, estamos continuamente realizando o trabalho de limpeza de valas e córregos, que fazem parte do sistema de macrodrenagem do município. Para acompanhar as condições reinantes, contamos com a estação meteorológica, instalada no Cemitério Horto da Saudade, além de acompanharmos imagens de satélite e de radar das entidades especializadas”, explica o secretário Rafael Marques.
“Destacamos que as previsões feitas por seis centros de previsão do tempo para precipitação pluviométrica (chuva) divergem consideravelmente, com valores previstos desde 12 a 100 mm no período. Mesmo assim, devemos ficar atentos”, conclui Rafael.
A Defesa Civil estará de plantão, e, em caso de emergências, é possível acionar as equipes através do telefone 199.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.