O cardeal americano Robert Francis Prevost foi o escolhido para suceder o Papa Francisco
Após dois dias de Conclave, o mundo conheceu o novo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8).
O cardeal americano Robert Francis Prevost foi o escolhido para suceder o Papa Francisco, que faleceu no mês passado. O novo papa adotou o nome Leão XIV.
As conversas iniciaram ainda nesta quarta-feira (7) e contaram com o voto de 133 cardeais, onde a maioria escolheu Leão XIV para liderar a igreja pelos próximos anos.
Após cerca de uma hora após a fumaça branca, o novo papa foi anunciado.
Sobre o novo papa
Robert Francis Prevost nasceu em Chicago, Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955, tornando-se o primeiro papa estadunidense da história.
Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80 e também por ter proximidade com o Papa Francisco, seu antecessor, que o promoveu a cardeal.
Essa experiência e contato com o Francisco lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.
O novo papa fala fluentemente espanhol, português, italiano e francês, e demonstrou atenção especial aos marginalizados e migrantes no Peru, muito apreciados por Francisco.
Sobre a escolha de Leão XIV
A escolha do nome Leão XIV insere o novo papa em uma tradição marcada por figuras históricas de grande relevância.
Leão I enfrentou Átila, o Huno, e consolidou a autoridade do papado no século V.
Leão XIII, por sua vez, modernizou a ação da Igreja ao publicar a encíclica Rerum Novarum, que lançou as bases da Doutrina Social.
O nome escolhido sugere uma referência a esses momentos de firmeza e abertura diante dos desafios sociais e históricos.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.