O Procon de Tubarão publicou algumas recomendações
A Black Friday 2024, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas, acontece na próxima sexta-feira (29) no Brasil. O Procon de Tubarão publicou algumas recomendações para que o consumidor tenha cuidados ao aproveitar as promoções.
A primeira orientação, antes de o consumidor adquirir o produto, é realizar uma pesquisa de preços e verificar as condições que a loja oferece, como taxas de juros, número de parcelas e o custo efetivo total da operação.
O consumidor também deve monitorar os preços antes da data. Na semana da Black Friday, algumas empresas aumentam o valor do produto e criam um desconto que, na verdade, não é real. O consumidor acaba por levar um produto acreditando que houve desconto, mas, na realidade, está pagando o valor real praticado antes da promoção.
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
Antes de adquirir o produto em loja física, o consumidor deve questionar a política de trocas da loja, pois elas não são obrigadas a efetuar as substituições se o produto não apresentou defeito ou vício de funcionamento. Caso a loja troque, guarde bem o comprovante de pagamento do produto e a nota fiscal do mesmo.
Todo produto possui garantia, mesmo sendo usado. A garantia legal é de 90 dias para bens duráveis e 30 dias para bens não duráveis.
Se o produto apresentar defeito, o prazo de reparo é de 30 dias. Não havendo o reparo dentro do prazo, o consumidor tem direito a um produto novo, à devolução do valor pago ou o abatimento proporcional no preço.
É muito comum as lojas venderem os produtos de mostruário e classificá-los como sem garantia por isso. Entretanto, segundo o Código de Defesa do Consumidor, todo e qualquer produto, seja ele de mostruário ou não, possui uma garantia legal assegurada.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.