Quarta-feira, 22 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
19/10/2023 07h10

Comissão é criada na Alesc para debater instalação de reserva extrativista

Possível instalação de Resex em Laguna é motivo de polêmica há alguns anos

Foi instalada na manhã desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa, a comissão mista que vai debater sobre a possível instalação de uma reserva extrativista na região do Cabo de Santa Marta, em Laguna.


O colegiado é formado por deputados membros das comissões de Pesca e Aquicultura, de Turismo e Meio Ambiente e de Assuntos Municipais.


Na reunião foram eleitos o presidente da Comissão Mista, deputado Volnei Weber (MDB), o vice-presidente, deputado Tiago Zilli (MDB), e o relator, deputado José Milton Scheffer (PP).


“Este é um movimento importante desta Casa, para que possamos debater com o objetivo de encontrar um ponto de equilíbrio nesta questão, levando em conta a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento da região e a segurança das comunidades que vivem há anos nesta área. Queremos promover o diálogo sobre este assunto com todos os atores envolvidos”, destacou o presidente Volnei Weber, que foi o proponente da criação da comissão mista.


“Nós estamos correndo contra o tempo e não vamos permitir que se crie essa reserva em Laguna. Nosso jurídico está atuando para encontrar formas efetivas de solucionar o problema, mas conto com a ajuda, união e apoio de todos os nossos representantes políticos estaduais e nacionais, para intermediar junto e por Laguna”, disse o prefeito de Laguna, Samir Ahmad, após uma reunião com  moradores, pescadores, associações e representantes políticos da região em junho deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O parlamentar informou que já esteve em Brasília com outros deputados para tratar do assunto junto ao ICMBio.


“Na ocasião, fomos informados que a intenção de implantação de uma reserva extrativista iniciou entre os anos de 2002 e 2003 e não evoluiu. Agora, esta provocação voltou, e o ICMbio nos garantiu que fará estudos e que nada será instalado, sem antes ouvir a comunidade."


Na primeira reunião ordinária da comissão, ainda a ser agendada, será elaborado o plano de trabalho, que irá contemplar a realização de audiência pública e visitas técnicas ao local.


Além de Volnei Weber, Tiago Zilli e José Milton Scheffer, integram a comissão mista os deputados Marquito (PSol), Ana Campagnolo (PL), Fabiano da Luz (PT) e Napoleão Bernardes (PSD).


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Redação - Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.